31 de março de 2022 - 09:34 #

Ascom CBMCE | Corpo de Bombeiros resgata vítimas de cacimba em Juazeiro do Norte

Corpo de Bombeiros resgata vítimas de cacimba em Juazeiro do Norte

Corpo de Bombeiros resgata vítimas de cacimba em Juazeiro do Norte. Os bombeiros militares de Juazeiro do Norte (1ªCia/5ºBBM) e do Crato (2ªCia/5ºBBM) atuaram no resgate de duas senhoras que haviam caído em uma cacimba, na Rua Pinto Madeira, no bairro Santa Tereza, em Juazeiro do Norte, na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19).

Os bombeiros militares foram acionados por volta das 14 horas da tarde da quinta-feira, 24 de março de 2022. O resgate da primeira vítima ocorreu por volta das 17 horas da tarde deste mesmo dia e a senhora com vida, de 38 anos de idade, foi encaminhada para uma unidade de trauma para avaliação clínica. Contudo, o segundo resgate somente foi concluído por volta das 14h20 da tarde deste domingo, 27 de março de 2022. Infelizmente, a segunda vítima, de 48 anos de idade, foi resgatada em estado de óbito.

O resgate

De imediato, a primeira vítima, que se encontrava visível às equipes, a cerca de 21 metros de profundidade, foi rapidamente retirada do fundo da cacimba. Como também, não havia sinais da segunda vítima, então se iniciou o processo de remoção de escombros. Posteriormente, por prevenção e para segurança dos militares envolvidos na operação, anilhas de proteção foram colocadas dentro do fosso para resguardar os bombeiros militares, caso as laterais da cacimba viessem a colapsar. Considerando em hipótese que possivelmente uma infiltração ocasionou o desabamento e, as estruturas sendo geminadas e que ficaram sem fundação, com risco de colapso e arrasto iminente, as residências circunvizinhas também foram evacuadas para proteção de terceiros e dos envolvidos nos trabalhos. E, também foi colocado uma escada que serviu de plataforma de acesso e um ponto de segurança para fixação de cabos.

Todos os bombeiros militares usaram equipamentos de proteção individual (EPI) compatível com a missão corrente e ao final do acesso, ainda houve a sanitização de quem entrou na área quente.

Para somar esforços, no sábado, dia 26 de março, uma equipe especializada em ocorrências de busca e resgate em estruturas colapsadas (BREC) do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) foi encaminhada de Fortaleza se integrando com os bombeiros de Juazeiro do Norte e Crato.

Corpo de Bombeiros resgata vítimas de cacimba em Juazeiro do Norte

Contudo, na tarde do domingo 27 de março, por volta das 14h20, a segunda vítima foi resgatada de uma profundidade de cerca de 23 metros e entregue a equipe do núcleo da perícia forense de Juazeiro do Norte, A Defesa Civil do Município, após receber instruções dos oficiais à frente da operação, comprometeu-se em isolar a área e atuar no processo de soterramento da cacimba de modo adequado e assim evitar possíveis ocorrências na mesma localidade.

Em síntese, foi solicitado uma campanha de cunho preventivo sobre a segurança das cacimbas para alertar a população sobre os cuidados que se devem tomar para evitar acidentes.

Agradecemos a parceria dos diversos órgãos do Estado, da Prefeitura de Juazeiro do Norte e sociedade civil que somaram esforços no resgates das vítimas. Muito obrigado!

tenente coronel Agnaldo, comandante do 5º Batalhão de Bombeiros Militar

tenente coronel Landim, comandante adjunto do Batalhão de Busca e Salvamento