Treze banhistas são salvos pelo Corpo de Bombeiros em praias e lagoas do Ceará

17 de abril de 2022 - 20:50 # #

Ascom CBMCE | Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

CBMCE Guarda-vidas

Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros salvam treze banhistas, realizam 2.593 prevenções e um atendimentos pré-hospitalar

Treze banhistas são salvos pelo Corpo de Bombeiros neste final de semana em praias e lagoas do Ceará. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio das equipes de guarda-vidas, salvou treze banhistas, todos com vida, vítimas de princípio de afogamento neste final de semana, como também somou 2.593 prevenções nas praias de Fortaleza, Caucaia, Aracati e Jijoca de Jericoacoara, nas Áreas Integradas de Segurança  8 e 10 (AIS 8 e 10) de Fortaleza. Como também nas Áreas Integradas de Segurança 11, 17 e 18 (AIS 11, 17 e 18) do Estado.

Os resgates

Dois banhistas resgatados são de Teresina/PI, um jovem de 21 anos de idade e uma jovem de 17 anos de idade, na tarde deste domingo (17) na Praia do Futuro em Fortaleza. Enquanto que os outros 11 resgates, os banhistas são todos de Fortaleza/CE, residentes nos bairros: Jangurussu, Sapiranga, Granja Portugal, São Cristovão, Papicu e Messejana. Quatro resgates ocorreram na sexta-feira (15), um resgate na Praia do Futuro, de um senhor de 39 anos de idade, assim como, um resgate triplo na Lagoa Águas Cristalinas, em Caucaia.

Dois resgates ocorreram no sábado (16), de um adolescente de 15 anos de idade, na Praia do Futuro e um jovem de 18 anos de idade na Barra do Ceará. Assim como, sete resgates ocorreram no domingo (17), todos da Praia do Futuro, com vítimas de 9, 13, 17(2), 21, 28 e 34 anos de idade.

Atendimento pré-hospitalar

No Aracati, um banhista natural de Fortaleza, com 23 anos de idade, se queixou de muitas dores do peito esquerdo e com problemas de vesícula. Os guarda-vidas realizaram um atendimento pré-hospitalar, sendo utilizado o Kit de oxigênio terapia e máscara de alto fluxo. Logo em seguida, foi conduzido para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.

Balanço do fim de semana

As equipes de guarda-vidas realizaram, durante todo o fim de semana, 2.493 prevenções no litoral cearense. A prevenção é uma intervenção importante e pode evitar cerca de 85% dos casos de afogamento.

“O Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) viabilizou para essas ações 48 guarda-vidas em 19 postos, além de seis quadriciclos, cinco viaturas 4×4 e três motos aquáticas, além do apoio de duas ambulâncias do tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU)”, explicou o major Chailon Fonteles, comandante da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo (1ªCSMar) do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) do CBMCE.

O balanço compreende o período da sexta-feira (15) e o domingo (17).