10 de abril de 2022 - 20:42 # #

Ascom CBMCE | Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

CBMCE Guarda-vidas

Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros salvam sete banhistas realizam 1.207 prevenções e dois atendimentos pré-hospitalar

Sete banhistas são salvos pelo Corpo de Bombeiros no fim de semana em praias do Ceará. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio das equipes de guarda-vidas, salvou sete banhistas, todos com vida, vítimas de princípio de afogamento neste fim de semana, como também somou 1.182 prevenções nas praias de Fortaleza, Caucaia, Aracati e Jijoca de Jericoacoara, nas Áreas Integradas de Segurança  8 e 10 (AIS 8 e 10) de Fortaleza. Como também nas Áreas Integradas de Segurança 11, 17 e 18 (AIS 11, 17 e 18) do Estado.

Os resgates

Os banhistas resgatados são uma de Campinas/SP e seis do Ceará, dos quais um de Caucaia e os outros cinco de Fortaleza/CE. No domingo, 10 de abril, uma turista de São Paulo, uma Senhora de 42 anos foi resgatada na Praia Principal de Jericoacoara. Enquanto uma criança de 7 anos de idade foi resgatado na lagoa Águas Cristalinas, localizada próximo a região do Cumbuco, em Caucaia. Como também na Praia do Futuro, foram resgatados três banhistas do sexo masculino com idades de 18, 35 e 52 anos de idade, um residente no bairro São Cristóvão e dois nativos da Praia do Futuro.

Assim como, no sábado, 9 de abril, um banhista de 27 anos de idade foi resgatado na Praia do Futuro. Outro banhista, desta vez um velejador de 39 anos de idade, natural de Fortaleza/CE foi resgatado com seu equipamento foi resgatado em Caucaia. E duas vítima tiveram atendimento pré-hospitalar, uma senhora de 57 anos de idade, apresentou síncope, vindo apresentar cianose de extremidades, sendo utilizado o Kit de oxigênio terapia e máscara de alto fluxo. Do mesmo modo, outra senhora, de 84 anos de idade, sua residência sofreu inundação e os guarda-vidas a resgataram e deram um primeiro atendimento.

Balanço do fim de semana

As equipes de guarda-vidas realizaram durante todo o fim de semana 1.207 prevenções no litoral cearense. A prevenção é uma intervenção importante e pode evitar cerca de 85% dos casos de afogamento.

“O Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) viabilizou para essas ações 48 guarda-vidas em 19 postos, além de seis quadriciclos, cinco viaturas 4×4 e três motos aquáticas, além do apoio de duas ambulâncias do tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU)”, explicou o major Chailon Fonteles, comandante da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo (1ªCSMar) do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) do CBMCE.

O balanço compreende o período da sexta-feira (8) e o domingo (10).