858 animais foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros em março deste ano

6 de abril de 2022 - 11:52 # #

Ascom CBMCE | Resgates de animais

858 animais foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros em março deste ano

Bombeiros Militares resgatam cobre jiboia de mais de 3 metros de cumprimento no bairro Premier em Iguatu

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) registrou mais um resultado positivo. Desta vez, com o resgate de 858 animais em todo o Estado no mês de março de 2022. Entre as espécies resgatadas pelos bombeiros militares estão cobras, gatos, cassacos, Iguanas, jacarés, entre outros animais silvestres. O balanço do terceiro mês deste ano é superior ao de 2021, quando a corporação resgatou 553 animais e de 2020, com 429 resgates.

Proteção legal

Os animais silvestres são protegidos pela lei 9.605 de 1998, de Crimes Ambientais. Os bombeiros militares socorreram ainda animais como bacurau, carcará, égua, garrote, gato do mato, gavião, gambá de orelha branca, guaxinim, jacaretinga, macaco-prego, sagui, tamanduá-mirim, além de vacas e bezerros, todos da fauna cearense. O CBMCE contabilizou, entre os mais resgatados, cobras da espécie jiboia, que faz parte da família Boidae, que inclui as maiores serpentes do mundo, seguido por felinos, iguanas, cães e cassacos.

No último dia 24 de março, uma guarnição do CBMCE socorreu um jacaré de papo amarelo que foi encontrado em uma estrada carroçável, na localidade de Aldeia Velha,  na cidade de Tabuleiro do Norte. Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18). O animal foi resgatado e encontra-se no zoológico sargento Prata, em Fortaleza.

CBMCE resgate jacaré em Tabuleiro do Norte

Balanço

Durante o ano de 2021, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou 6.252 animais em todo o território estadual. O balanço de 2021 é superior aos anos de 2019 e 2020, quando a corporação resgatou 3.919 e 5.217 animais, respectivamente.

Como acionar os bombeiros

A população pode acionar o Corpo de Bombeiros do Ceará por meio do número 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados. O CBMCE orienta que os poços, valas e cacimbas devem ser cercados, sinalizados e tampados para evitar situações de acidentes com animais e crianças.