26 de março de 2022 - 13:59 # #

Ascom CBMCE | 2ªCia/4ºBBM - Quartel de Limoeiro do Norte

Bombeiros Militares de Limoeiro do Norte resgatam jacaré de papo amarelo em Tabuleiro do Norte

Corpo de Bombeiros resgata jacaré de papo amarelo e entrega no zoológico sargento Prata. Na noite desta quinta-feira, 24 de março, por volta das 21 horas, a 2ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (2ªCia/4ºBBM), com sede em Limoeiro do Norte, recebeu por meio do número 193 a informação que um jacaré fora visto “caminhando” em uma rua carroçável, na localidade de Aldeia Velha,  na cidade de Tabuleiro do Norte. Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18).

De acordo com o subtenente Fábio, “logo depois o sargento policial militar João entrou em contado com a nossa unidade via aplicativo de comunicação e informou maiores informações e nos deslocamos para o local para o resgate do animal”, declarou o comandante do socorro.

O resgate

O animal com aproximadamente 2 metros de comprimento, foi monitorado e quando a guarnição de bombeiros militares da 2ªCia/4ºBBM chegou no local, resgatou o jacaré que se encontrava dentro da mata com certa dificuldade. O resgate ocorreu por meio da imobilização através do uso do cambão e cordas e fitas. A guarnição regressou a Limoeiro do Norte por volta das 0h00.

A guarnição que atuou no resgate foi composta pelo subtenente Fábio, soldado Cordeiro, soldado Moreira e soldado Augusto.

CBMCE jacaré de papo amarelo

A princípio, na tarde desta sexta-feira, 25 de março, o jacaré foi entregue na Universidade Estadual do Ceará (UECE).

O jacaré-de-papo-amarelo

O animal silvestre da espécie Jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) foi encontrado debilitado e, portanto, foi resgatado e levado para os cuidados do Herpetólogo, médico veterinário, Dr. Daniel Cassiano Lima, professor adjunto da UECE, para fins de registro da espécie e estudo das populações de crocodilianos do Ceará, no Museu de História Natural do Ceará (MHNCE/UECE) com a direção do  professor Dias da Rocha.

Contudo, na manhã deste sábado, 26 de março, o jacaré-de-papo-amarelo foi recepcionado pelo zoológico sargento Prata, em Fortaleza.

CBMCE jacaré-de-papo-amarelo

O jacaré resgatado foi conduzido aos cuidados de tutoria provisória do Estabelecimento de Fauna Zoológico Sargento Prata, no endereço: Av. Prudente Brasil, 685 – Passaré, Fortaleza, na pessoa do Senhor José Raphael Martins Cardoso, no intento de ser prestado socorro e, se possível, reabilitação ao animal e posterior soltura (com o respectivo Termo de Soltura) por profissional habilitado em habitat de ocorrência da espécie.

Caso não seja possível reabilitação e soltura, será confeccionado Termo de Depositário Fiel (ou de Guarda) a indivíduo que se comprometa a conceder qualidade de vida ao animal, confeccionado pelo órgão público responsável. Esta articulação esta ficou à cargo do Instituto Pró Silvestre realizar.