Mergulhadores do Corpo de Bombeiros resgatam vítima de afogamento fatal em Farias Brito

7 de março de 2022 - 21:07 # #

Texto: capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Mergulhadores do 5º Batalhão de Bombeiros Militar resgatam vítima de afogamento fatal na barragem do Distrito de Cariutaba

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros resgatam vítima de afogamento fatal, em Farias Brito. Os mergulhadores da 1ª e 2ª Companhias do 5º  Batalhão de Bombeiros Militar (1ª e 2ª Cias/5ºBBM), com sede em Juazeiro do Norte e Crato, respectivamente, resgataram o corpo de uma vítima de afogamento fatal de 35 anos de idade, O resgate se realizou na tarde desta segunda-feira, 7 de Março, por volta das 16h15, na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado.

A princípio, os bombeiros foram acionados pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Imediatamente após o acionamento, se mobilizou os bombeiros militares com especialização em mergulho de Juazeiro do Norte e do Crato e seguiram para o local da ocorrência.

De acordo com o informe preliminar, a vítima, um homem por volta de 35 anos de idade e agricultor, na companhia de outro homem, teria tentado atravessar a barragem, quando acabou se afogando. O colega ao perceber o afogamento saiu em buscas de socorro para a vítima, mas ao retornar, o mesmo já tinha desaparecido nas águas.

CBMCE resgate de afogado em Farias Brito

O resgate

Conforme o capitão bombeiro militar Josiel Bezerra, “a vítima foi encontrada após 15 minutos de mergulho, à cerca de 3 metros de profundidade”, informou o mergulhador líder do resgate.

“Com a verificação das condições do local que possuía muita vegetação sobre a superfície d’água e nenhuma visibilidade submersa, estabeleceu-se o padrão de busca “jack stay”, técnica na qual é utilizada dois pontos de ancoragem unidos por um cabo submerso e sinalizados por boias na superfície, sendo que após 15 min de buscas o corpo da vítima, de 35 anos de idade, foi localizado e resgatado”, relatou o capitão.

Atuaram na operação de mergulho os militares do 5º Batalhão de Bombeiro Militar: capitão Josiel, 1º tenente Pedro, soldado Heverton Daniel e soldado Demontier.

O corpo ficou sob guarda da Polícia Militar do Ceará (PMCE), aguardando a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) por meio do Núcleo de Ciências Forense regional do cariri, em Juazeiro do Norte, para a realização de necropsia

Prevenção

Prevenção: Cuidados para evitar afogamentos, dicas que salvam vidas. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) orienta a população com dicas de prevenção para evitar possíveis afogamentos, com crianças e adultos.