Prevenção: Cuidados para evitar afogamentos, dicas que salvam vidas

18 de janeiro de 2022 - 09:08 # # #

Ascom CBMCE | Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

CBMCE placas de sinalização

Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros orientam quais cuidados devemos tomar para evitar afogamentos, são dicas que salvam vidas

Prevenção: Cuidados para evitar afogamentos, dicas que salvam vidas. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) orienta a população com dicas de prevenção para evitar possíveis afogamentos, com crianças e adultos. Em época de férias, a praia é um dos passeios mais comuns, assim como local com piscina e balneários, rios e lagoas. Contudo, esses passeios podem virar um pesadelo, caso não sejam tomados os devidos cuidados ao entrar em águas, com correnteza ou não.

Prevenção de acidentes aquáticos, dicas que salvam vidas!

O CBMCE alerta a população para que redobre os cuidados nos momentos de lazer em praias, lagoas ou balneários, além de seguir todos os protocolos sanitários da pandemia da Covid-19, de acordo com os decretos municipais e estaduais. Todos devem lembrar que existem cuidados específicos para cada tipo de local. As lagoas, por serem de água doce, possuem uma densidade menor, onde afundamos com uma maior facilidade. Já as praias têm entre seus principais perigos as correntes de retorno, enquanto que os balneários têm entre os seus perigos a falsa sensação de tranquilidade.

No mar

Como também, a corrente de retorno é um canal que adentra o mar puxando o banhista. O canal tem uma aparência tranquila, quase sem ondas e isso se deve a maior profundidade, o que acaba sendo um atrativo para frequentadores de praias. A recomendação do Corpo de Bombeiros do Ceará é evitar esse tipo de local, por isso, é feita a sinalização com bandeiras vermelhas nas praias do Estado. “Caso seja atraído por uma corrente de retorno, procure manter-se tranquilo e nadar de modo paralelo à praia até o banco de areia”, explica o major Chailon Fonteles, comandante da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (1ª CSMAR/BBS).

Na água doce

A princípio, sempre procure tomar banho próximo ao Guarda-Vidas (GV). Caso não tenha na região de banho, procure informações sobre o local, profundidade, correnteza e nunca deixe crianças desacompanhadas.

As águas das lagoas costumam ser mais tranquilas. Porém, são um risco, principalmente para as crianças, por serem escuras. Além de esconderem sua real profundidade e não terem um fundo plano, os banhos em lagoas envolvem uma série de riscos, como pedras, galhos e outros obstáculos. O banhista pode ficar preso, se machucar no mergulho, além da água doce dispor de uma densidade menor, ou seja, afunda-se com mais facilidade. Cada uma dessas variáveis individualmente já podem causar um incidente e a vítima de afogamento chega a óbito.

Conclusão, se você não conhece o local ou o mesmo não está sinalizado, é importante evitar adentrar ou mergulhar quando passar acima da cintura. “Água no umbigo, sinal de perigo. Contudo, no caso de crianças a maior prevenção é estar junto delas no banho, ou seja, nunca devem estar sozinhas ou distante dos pais ou responsáveis, tanto em piscinas, praias, balneários, lagoas ou rios”, orienta o major Chailon.

A Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA)

Em síntese, a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) realizou um levantamento com dados sobre o tipo de óbitos por afogamento. Segundo o órgão, 75% dos óbitos em meio aquático ocorrem em rios, lagoas e represas. Mais de 80% das mortes ocorrem pelas vítimas ignorarem os riscos, não respeitarem limites pessoais, ingerir bebidas alcoólicas antes do acidente e desconhecerem como agir no momento do afogamento.

Estamos em pleno verão , algumas capitais tem por tradição o “ veraneio “ , casa cheia (crianças, familiares e amigos), férias, todos vivendo com muita alegria, essa estação linda do ano. Estação VERÃO! Nesse contexto, devemos sempre alertar e promover a prevenção ao afogamento e assim todos vivem e encerram o veraneio de forma tranquila e feliz!
Temos alguns alertas:

1. Se beber, não entre no mar! Mar não tira ressaca, tira a vida se você entrar embriagado!
2. Se tiver com seus filhos e outras crianças, não dê atenção ao celular, seu foco é a criança! Não converse no WhatsApp enquanto tiver sendo responsável pela vida de outros.
3. Selfies apenas em lugares seguros! Pontão de falésias, píer com sinais de desabamento, pedras pontiagudas, não são locais seguros, você pode desequilibrar e cair!
4. Se está “turistando” em praias desconhecidas e/ou primitivas, procure saber sobre as condições do mar daquela região, antes de entrar no mar. Se não tiver guarda-vidas perto, converse com os nativos ou frequentadores !
5.. Escute com atenção todas as dicas da Operação Praia Segura da cidade que você se encontra, é muito importante!

Prevenir é Salvar!
Créditos: SOBRASA.

Algumas formas de Prevenção

CBMCE Guarda vidas próximo a placas de sinalização