Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo: ações preventivas

20 de fevereiro de 2022 - 12:13 # # # # #

Ascom CBMCE | Ascom SSPDS

Neste domingo, 20 de fevereiro, é lembrado o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo. A dependência de substâncias psicoativas é um problema que afeta as pessoas de diferentes maneiras, por diferentes razões e em contextos e circunstâncias distintas. Pensando nisso, e como o uso desses entorpecentes podem aumentar o índice de criminalidade, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e suas vinculadas realizam um trabalho preventivo dentro e fora das escolas, nos bairros e nos municípios do Ceará, a fim de combater o aumento de possíveis dependentes químicos no Estado.

Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o contato com álcool e as drogas, entre os brasileiros, se inicia ainda na adolescência, quando a maioria das pessoas tenta se sentir inserida em um determinado grupo. Após o primeiro contato, essas pessoas, em grande parte, acabam se tornando dependentes de alguma droga.  Pensando neste contato primário, as Forças de Segurança do Ceará realizam ações voltadas a este temas que visam prevenir os jovens do primeiro contato com essas substâncias.

Corpo de Bombeiros e as práticas de boas condutas

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) realiza, durante os 11 meses do ano, com carga horária de 260h/a, ações de cidadania em comunidades, voltadas principalmente para adolescentes entre 14 e 17 anos, que estejam devidamente matriculados em escolas públicas. A intenção do projeto Jovem Brigadista de Valor (JBV), ministrado por bombeiros, é repassar instruções de noções de cidadania, moral, ética, disciplina, combate ao incêndio, primeiros socorros e salvamento. A iniciativa, que acontece dentro das escolas as quais os alunos estão matriculados, chega a formar cerca de mil alunos por ano, e tem como objetivo reforçar e evitar que os jovens tenham o primeiro contato com as drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas.

Desde sua criação, em 2003, o projeto busca estimular os adolescentes a desenvolver na comunidade atividades voluntárias de ajuda mútua. Os jovens são orientados e treinados a prestar primeiros atendimentos às vítimas de acidentes domésticos e como preveni-los. Além da Capital, o projeto possui 36 núcleos e alcança os municípios de Maracanaú, Caucaia, Iguatu, Juazeiro do Norte, Pacatuba, Guaiuba, Tianguá, Horizonte, Quixeramobim, Acopiara, Redenção e Tauá.

O tenente-coronel do CBMCE, Christiano Almeida, conta que atende alunos predominantemente moradores em áreas de risco. “Colocamos como pré-requisito para que os jovens que desejam participar do projeto, estejam devidamente matriculados em escolas públicas e nesse sentido, os bombeiros militares os orientam a questão do respeito aos mais velhos, idosos, pais e professores. É orientado sobre ambientes que não edificam para sua conduta e seu caráter, principalmente dando ênfase no não uso de drogas e álcool, evitando assim vícios que degeneram a saúde física e mental, bem como evitando que se agrave para o ambiente criminal. Observamos que, nesse período de quase um ano com os jovens, e com os depoimento de pais, há uma constatação de fato na mudança positiva, por extensão na sala de aula, no comportamento e disciplina em ambiente em que convivem. Eles passam a escolher melhor as amizades, de não fazer uso de substâncias proibidas e ilícitas. Temos registros de que alguns jovens que passaram pelo curso, se engajaram nas Forças Armadas, em outros concursos e em outros empregos.”, relata Christiano.

Educar para se combater

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) realiza trabalhos preventivos à violência, ou seja, não trabalha somente na repressão. Para isso, a instituição conta com as ações realizadas pela Divisão de Proteção ao Estudante (Dipre) da PC-CE, que realiza palestras e cursos com o foco na prevenção e na elaboração de estratégias em combate ao uso de drogas. Os encontros, que são realizados por policiais civis, podem acontecer em escolas da rede privada ou pública, bem como, para comunidade ou Forças de Segurança do Ceará. O ciclo de formação pode tratar, também, da problemática relacionada aos assuntos de violência doméstica ou sexual, coletivos criminais, bullying ou cyberbullying.

A Dipre realiza ações semanalmente nas escolas. O assunto é tratado de acordo com o público-alvo. “Trabalhamos a conscientização dos jovens em relação à problemática que é o uso de drogas, não apenas para o indivíduo, mas também para toda a sociedade. No contexto de violência, desde a produção até chegar no consumidor final. Pontuamos que para combater um coletivo criminal, não basta combater nas consequências, mas sim nas causas também. Trabalhamos com um leque de informações no intuito preventivo para vários públicos”, conta o inspetor da Polícia Civil, Cláudio Marques. Os encontros acontecem nas escolas da Capital e em outros municípios do Ceará.

Polícia Militar dentro das escolas

Quem trabalha também dentro das escolas, usando como metodologia a educação e a trocas de experiência, é a Polícia Militar do Ceará (PMCE), que compõe uma iniciativa conhecida como Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), que consiste em um esforço cooperativo entre policiais militares, famílias e comunidade escolar, com objetivo de capacitar os jovens estudantes de informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem uso de drogas.

A temática é baseado no modelo internacional “Drug Abuse Resistance Education” – D.A.R.E, que é aplicado nas redes de ensino público e privado do Estado do Ceará e entidades interessadas, bem como em forma de orientação para a comunidade em geral, mediante a realização de ações preventivas e cooperativas entre a Polícia Militar e demais entes envolvidos. “O programa se concentra no desenvolvimento de competências sociais – tais como habilidades de comunicação, autoestima, empatia, tomada de decisões, resolução de conflitos, objetivo de vida, protagonismo infantojuvenil, autonomia e melhoria de qualidade de vida, e no oferecimento de estratégias educacionais preventivas, com vistas a minimizar os fatores de risco e fortalecer os fatores de proteção relacionados ao fenômeno drogas”, cita o comandante do Batalhão de Policiamento de Prevenção Especializada (BPEsp) da PMCE, major Messias Mendes.

Em suma, o Proerd oferece estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial aqueles referentes à família, à escola, e à comunidade, promovendo a construção de uma atitude consciente diante do mundo e do contexto que envolve uso abusivo de drogas e violência. O programa atende alunos que estejam cursando as séries iniciais, 5º e 7º ano, nas redes escolares públicas e privadas do Estado do Ceará. Atualmente está distribuído em várias regiões do Estado do Ceará e já atendeu, desde 2001, cerca de 600.000 alunos, distribuídos em mais de 140 municípios. Sendo que, durante a pandemia, a maioria dos atendimentos e treinamentos ocorreram de forma remota.

FONTE: https://portal.fiocruz.br/noticia/pesquisa-revela-dados-sobre-o-consumo-de-drogas-no-brasil

FONTE: SSPDS/CE.

Vidas alheias e riquezas salvar!