JBV – Realiza aula prática na Vila Manoel Sátiro

16 de fevereiro de 2022 - 16:18 # #

Ascom CBMCE | Jovem Brigadista de Valor (JBV)

CBMCE JBV

Jovem Brigadista de Valor – Realiza aula prática na Vila Manoel Sátiro

O Projeto Jovem Brigadista de Valor (JBV) realizou nesta terça-feira, dia 15 de fevereiro, uma inspeção nas mangueiras e registros de botijão de GLP ( Gás Liquefeito de Petróleo), também nominado como o nosso “gás de cozinha”, no Bairro da Vila Manoel Sátiro, na Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9).

O objetivo

As visitas foram a prática de uma aula teórica ministrada pelo soldado bombeiro militar Raul Fernandes de Araújo, conforme conteúdo programático do Projeto JBV. Que também supervisionou as visitas.

De acordo com o capitão Gerdean Melo Alves, “as vistorias ocorreram com o propósito de orientar os proprietários das residências para a questão da validade do conjunto, mangueiras e registros dos botijões de gás de cozinha, de modo a contribuir com a segurança dos moradores do Bairro”, esclareceu o coordenador do JBV da Vila Manoel Sátiro.

CBMCE JBV

A metodologia empregada

Na oportunidade, os alunos foram divididos em grupos e foram visitadas um total de 12 residências nas proximidades do Colégio Renascer, sede do JBV na Vila Manoel Sátiro. O resultado alcançado foi que 5 destas residências apresentaram mangueiras fora da validade.

JBV CBMCE

Conforme a sinalização, a mangueira se encontra com a validade vencida.

JBV CBMCE

Enquanto que nesta caso, conforme a sinalização, a mangueira se encontra com a validade em dia, ou seja, a vencer.

De acordo com a Senhora Luana karolline, “essa visita é essencial e bastante importante para prevenção contra incêndios e acidentes nos lares”, comentou uma das residentes visitadas pelos alunos do JBV.

O núcleo JBV na Vila Manoel Sátiro

O núcleo do Projeto Jovem Brigadista de Valor (JBV) do Bairro da Vila Manoel Sátiro tem como coordenador, o capitão Gerdean e como monitores o soldados Raul, soldado Leoniza e soldado Gilseppe. Esse foi implantado a 3 anos no Bairro e tem como propósito de estabelecer noções básicas de Combate a Incêndio, de Salvamento Aquático, de Salvamento Terrestre, como também de Primeiros Socorros para adolescentes de 14 aos 17 anos de idade.

Histórico do JBV

O JBV iniciou sua atividades em 2002, no comando do coronel Duarte Frota. O primeiro núcleo foi implantado no quartel do Conjunto José Walter, sob a coordenação do tenente-coronel Hélcio, sendo denominado inicialmente de Jovem Bombeiro Voluntário. Na reformulação do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) passou a ser denominado de Jovem Brigadista de Valor (JBV).

Após a criação do decreto estadual nº 27.141 de 18 de julho de 2003, os projetos sociais, desenvolvidos pelo Corpo de Bombeiros, ficaram sob a coordenação do CTDH. As instruções ministradas pelos bombeiros, buscavam estimular os jovens a desenvolver na comunidade atividades voluntárias de ajuda mútua.

A missão

A missão do JBV é contribuir na formação das crianças e adolescentes utilizando como referência valores de civismo e cidadania, como ética, respeito à pluralidade cultural, valorização e preservação do meio ambiente, compromisso com as ações básicas de saúde e inserção do aluno no mundo globalizado dotado de consciência crítico transformadora.

De acordo com o tenente coronel Christiano de Almeida Sales, “os brigadistas participam de um curso anual de 264 horas/aula, em dois encontros semanais, cujo conteúdo programático prevê noções de atendimento pré-hospitalar, noções de salvamento, noções de combate a incêndio, ordem unida, noções de defesa civil, ética e cidadania, além de atividades sócias educativas e temas transversais, como educação no trânsito, prevenção e combate ao uso de drogas, higiene pessoal e saúde”, esclareceu o comandante do CTDH que coordena o JBV.

São repassadas instruções aos jovens entre 14 a 17 anos, noções de cidadania, moral, ética, disciplina, combate a incêndio, primeiros socorros e salvamento. Estes jovens são orientados e treinados a prestar primeiros atendimentos às vítimas de acidentes domésticos, prevenção e combate a incêndio e como preveni-los.