Museu do Corpo de Bombeiros: Fragmento do Edifício Andrea

Ascom CBMCE | Museu do Corpo de Bombeiros: Fragmento do Edifício Andrea

Museu do Corpo de Bombeiros: Relíquia do Edifício Andrea

Museu do Corpo de Bombeiros: Fragmento do Edifício Andrea

Museu do Corpo de Bombeiros: Fragmento do Edifício Andrea.

O fragmento da estrutura do Edifício Residencial Andrea, que desabou e, 15 de outubro de 2019, foi colhido no local do sinistro. O Corpo de Bombeiros do Ceará resgatou sete pessoas com vida e infelizmente, nove vítimas fatais.

Esse pedaço de concreto carrega a história vivida pela sociedade cearense nos dias de uma das maiores operações de busca, salvamento e resgate do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Essa imagem da memória aqui se faz presente e vai compor o acervo do futuro Museu do Corpo de Bombeiros (MCB).

Museu do Corpo de Bombeiros

Museu do Corpo de Bombeiros será instalado no Casarão Vermelho, um prédio histórico e tombado pela Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor), atual sede do Comando Geral do CBMCE, que em breve será transferido para o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), local que abrigará quatro das seis vinculadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Estado do Ceará.

“A iniciativa dará uma nova destinação ao Casarão Vermelho e será um presente à sociedade alencarina, um equipamento público sociocultural. No dia 6 de agosto de 2021 foi lançada a Pedra Fundamental que foi adicionada de uma Cápsula do Tempo que contém diversos documentos contemporâneos e, que cuja abertura se dará em 30 anos, ou seja, em 2051”, explica o coronel comandante geral do CBMCE, Ronaldo Roque.