Museu do Corpo de Bombeiros: Brasão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

13 de fevereiro de 2022 - 10:18 #

Ascom CBMCE | Museu do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

CBMCE Museu do CBMCE Brasão

Brasão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Museu do Corpo de Bombeiros: Brasão. O Brasão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) na fotografia acima encontra-se no topo do primeiro lance de escadas do casarão vermelho, na Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4).

A obra é criação do casal de escultores, Angélica Ellery Torres da Silva, nascida em fevereiro de 1914, na cidade de Baturité, CE. Formada em escultura pela Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro, casada com Honor Torres da Silva, nascido em janeiro 1914, no Rio de Janeiro, RJ, formado em Odontologia.

Participaram, em 1956, junto a outros artistas fortalezenses do Curso Vicente Leite de Artes Plásticas que se transformou em Escola de Belas Artes do Ceará. O casal também é autor do busto do aviador Pinto Martins, obra localizada no 1º piso do aeroporto Pinto Martins; bem como do busto do herói-estudante, João Nogueira Jucá, inaugurado em 25 de setembro de 1960 e localizado na Praça da Lagoinha em Fortaleza Ceará.

O Brasão

O brasão em gesso demarca o antigo escudo do CBMCE no qual figura em relevo ao centro e ao fundo, uma tocha com flama, superposta por duas achas-de-armas entrecruzadas; sobre a tocha, em primeiro plano, um capacete de bombeiro de cor preta com ferragem prateada, simbolizando o uso dos subtenentes e sargentos, visto que em dourado/cobre seria de uso dos cabos e soldados; e os capacetes brancos com ferragem prata eram de uso exclusivo dos oficiais. Abaixo do referido capacete, uma mangueira de combate a incêndio do tipo mangotinho cujas extremidades figuram dois esguichos do tipo agulheta.