Museu do Corpo de Bombeiros: Auto Pessoal 03 (Jeep)

8 de fevereiro de 2022 - 09:09 #

Ascom CBMCE | Museu do Corpo de Bombeiros (MCB)

Museu do Corpo de Bombeiros: Auto Pessoal 03 (Jeep)

A viatura AP-03-JEEP foi adquirida em 1975 para a utilização na esfera administrativa do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). Esse veículo participou de eventos de ordem cívico e militar, atuando na condução de comandantes de tropas nos desfiles de 7 de setembro e na guarda de honra de autoridades. Também participou no transporte de crianças nas ações sociais realizadas em escolas e entidades filantrópicas, apresentando inclusive a figura do Papai Noel pelas ruas de Fortaleza

O Jeep Willys

O Willys MB (comumente chamado de Jeep, designação oficial do Exército Americano Truck, 1/4 ton, 4×4 e Ford GPW) foi um automóvel utilitário leve 4×4 produzido durante a Segunda Guerra Mundial pela Willys Overland e pela Ford. Foi produzido de 1941 a 1945, em um total de aproximadamente 647 925 unidades, que em sua maioria foram a versão Willys MB (produzida pela Willys) e o Ford GPW (produzida pela Ford). Foi utilizado por todos os aliados na guerra, atuando tanto na Europa quando no Pacífico. Posteriormente após a guerra, foi utilizado na Guerra da Coréia e na Guerra do Vietnam, e teve versões de uso civil, que foram fabricada até os anos 1980.

Museu do Corpo de Bombeiros (MCB)

Museu do Corpo de Bombeiros

Museu do Corpo de Bombeiros será instalado no Casarão Vermelho, um prédio histórico e tombado pela Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor), atual sede do Comando Geral do CBMCE, que em breve será transferido para o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), local que abrigará quatro das seis vinculadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Estado do Ceará.

“A iniciativa dará uma nova destinação ao Casarão Vermelho e será um presente à sociedade alencarina, um equipamento público sociocultural. No dia 6 de agosto de 2021 foi lançada a Pedra Fundamental que foi adicionada de uma Cápsula do Tempo que contém diversos documentos contemporâneos e, que cuja abertura se dará em 30 anos, ou seja, em 2051”, explica o coronel comandante geral do CBMCE, Ronaldo Roque.