Museu do Corpo de Bombeiros: Auto Escada Mecânica 01

Ascom CBMCE | Museu do Corpo de Bombeiros: Auto Escada Mecânica 01

Museu do Corpo de Bombeiros: Auto Escada Mecânica 01

Auto Escada Mecânica 01  do CBMCE

A Auto Escada Mecânica 01 possui 29,7 metros de escada automática, motor a diesel com 155HP e sistema pneumático. Foi adquirida em novembro de 1957 junto à empresa alemã Carl Metz. Foi uma viatura empregada em grandes operações de combate a incêndios, salvamento e desfiles cívicos por quase quarenta anos, entre 1958 até finais da década de 90.

Essa viatura foi restaurada no período entre janeiro de 2015 a junho de 2016, em parceria com as empresas Ceará Diesel e Mercedes Benz do Brasil; símbolo histórico do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) foi reapresentada aos cearenses no evento em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro em 02 de julho de 2016.

Museu do Corpo de Bombeiros

O Museu do Corpo de Bombeiros será instalado no Casarão Vermelho, um prédio histórico e tombado pela Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor), atual sede do Comando Geral do CBMCE, que em breve será transferido para o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), local que abrigará quatro das seis vinculadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Estado do Ceará.

“A iniciativa dará uma nova destinação ao Casarão Vermelho e será um presente à sociedade alencarina, um equipamento público sociocultural. No dia 6 de agosto de 2021 foi lançada a Pedra Fundamental que foi adicionada de uma Cápsula do Tempo que contém diversos documentos contemporâneos e, que cuja abertura se dará em 30 anos, ou seja, em 2051”, explica o coronel comandante geral do CBMCE, Ronaldo Roque.

Museu do Corpo de Bombeiros (MCB)