17 de janeiro de 2022 - 17:09 # # #

Ascom CBMCE | 2ªCia/3ºBBM - Quartel de Crateús

Bombeiros de Crateús resgatam corpo de homem afogado, em açude do Ipu

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros resgatam corpo de homem afogado, em açude do Ipu. A guarnição de mergulho de resgate, da 2ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (2ªCia/3ºBBM), sediada em Crateús, resgatou o corpo de um homem de 30 anos de idade que se afogou em um açude particular nominado de Fazenda, localizado na Fazenda Cajazeiras, no Município de Ipu, na Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16).

Conforme informações preliminares de populares, a vítima saiu pra tomar banho no açude, passou um tempo e não retornou, mas viram ele entrando no açude. O afogamento se deu na tarde deste domingo (17) por volta das 12 horas. No entanto,os bombeiros militares foram acionados pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) por volta das 16 horas. As buscas iniciaram por volta das 18 horas e o corpo foi encontrado por volta das 21 horas. Um homem de 30 anos de idade.

O resgate

A guarnição de mergulho foi composta por bombeiros de Ipueiras e Crateús. Por Ipueiras: subtenente Carlos e sargento Marcelino, por Crateús: sargento Wilk, soldado Arruda e soldado Jonas Dutra. Foram utilizados utilizados os equipamentos de mergulho autônomo e cabo guia, trazendo uma maior segurança para todos os envolvidos nessa missão.

Inicialmente, foram coletadas informações acerca do acontecido, com a finalidade de se estabelecer a técnica de busca adequada, assim como, se definir o local de busca, desta forma o local foi dividido em quadrantes e se iniciou as buscas submersas.

A vítima foi encontrada por volta das 21 horas na profundidade de 12 metros. Esse tipo de missão é muito pesarosa, porém sabemos que assim damos a devida atenção e conforto para os familiares.

De acordo com o sargento Wilk, “o local não apresentava riscos consideráveis, como por exemplo, correnteza ou estruturas sub aquáticas que pudesse levar risco do mergulhador se enroscar ou se enganchar. As demais condições, como falta de visibilidade, só dificulta a busca, mas não impede. Desta maneira, o mergulhador pode, nessa situação avaliar o risco e ver se é seguro fazer o mergulho noturno”, declarou o mergulhador líder do mergulho.

A Policia Militar do Ceará, após o resgate do corpo permaneceu no local de modo a salvaguardar a vítima de afogamento e posteriormente o entregou a Perícia Forense do Ceará.

Alerta!

Não se deve mergulhar em açude ou qualquer meio líquido que não disponha de um guarda-vidas, devendo permanecer sempre na margem e no máximo com agua na cintura. Simples atitudes como estas salvam vidas!

Mergulho!
Salvamento!