18 de Dezembro – Dia do Mergulhador

18 de dezembro de 2023 - 14:09 # # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Companhia de Mergulho de Resgate (CMR)

O Dia do Mergulhador é comemorado em 18 de dezembro em todo o Brasil. A data foi escolhida para homenagear os profissionais que atuam em atividades subaquáticas, como resgate de vítimas de afogamento, buscas de objetos perdidos ou submersos e remoção de obstáculos em ambientes aquáticos.

Os mergulhadores são profissionais altamente qualificados, com treinamentos rigorosos que envolvem técnicas de mergulho, primeiros socorros e resgate. Eles devem ter um excelente condicionamento físico e mental, pois atuam em ambientes desafiadores e perigosos.

Ou seja, o trabalho dos mergulhadores é essencial para a segurança pública e para a proteção do meio ambiente. Eles são responsáveis por salvar vidas, recuperar objetos valiosos e preservar a fauna e a flora marinha.

Aqui estão alguns exemplos do trabalho dos mergulhadores:

+ Resgate de vítimas de afogamento: os mergulhadores são responsáveis por resgatar pessoas que estão se afogando em rios, lagos, mares e piscinas.

+ Buscas de objetos perdidos ou submersos: os mergulhadores são responsáveis por encontrar objetos perdidos ou submersos, como veículos, embarcações e corpos.

+ Remoção de obstáculos em ambientes aquáticos: os mergulhadores são responsáveis por remover obstáculos em ambientes aquáticos, como árvores, destroços e animais mortos.

Os mergulhadores são profissionais corajosos e dedicados que trabalham para salvar vidas e proteger o meio ambiente. Eles merecem nosso respeito e admiração.

O mergulho no Corpo de Bombeiros do Ceará

A princípio, a história do mergulho de resgate no CBMCE remonta ao ano de 1985, quando foi implementado o primeiro Curso de Mergulho Autônomo (CMAut) da corporação. Assim, ao longo dos 38 anos de história, já foram realizados 15 Cursos de Mergulho Autônomo (CMaut), o último deles em setembro deste ano, formando 152 mergulhadores.

O Curso de Mergulho Autônomo (CMAUT)

Contudo, o Curso de Mergulho Autônomo (CMAut), de 360 horas/aula, é promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), sob a coordenação do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE).

O Lema

Em resumo, o lema do mergulho de resgate do Ceará é “Segurança, Habilidade e Calma”. Este lema reflete os valores essenciais que os mergulhadores de resgate do Ceará devem ter:

+ Segurança: Os mergulhadores de resgate devem sempre priorizar a segurança, tanto a sua própria quanto a de terceiros.

+ Habilidade: Os mergulhadores de resgate devem ter habilidades técnicas e físicas de alto nível para realizar seus trabalhos com segurança e eficiência.

+ Calma: Os mergulhadores de resgate devem manter a calma mesmo em situações de emergência, pois isso é essencial para tomar decisões acertadas e evitar erros.

Por fim, o lema “Segurança, Habilidade e Calma” é um lembrete constante para os mergulhadores de resgate do Ceará de que eles devem sempre trabalhar com segurança, habilidade e calma.