Corpo de Bombeiros debela incêndio em residência no Barroso em Fortaleza

6 de janeiro de 2022 - 17:37 # #

Ascom CBMCE | 3ªCia/1ºBBM - Quartel de Messejana

Corpo de Bombeiros debela incêndio em residência no Barroso em Fortaleza

Incêndio em residência é debelado pelos bombeiros militares de Messejana

Corpo de Bombeiros debela incêndio em residência no Barroso. Uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (3ªCia/1ºBBM) com sede na Messejana, debelou, na tarde desta quinta-feira (06), um incêndio em uma residência no bairro Barroso, localizado na Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza.

De acordo com o 1º tenente Fernando Alencar Feitoza, “ao chegarmos no local o fogo já havia consumido um quarto do imóvel e tinha muita fumaça, de pronto foi feito o combate as chamas, e por fim o rescaldo”, informou o comandante do socorro.

Do acionamento

Os bombeiros militares da Messejana (3ªCia/1ºBBM) foram acionada por volta das 15h22, da tarde desta terça-feira (06), pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para conter um incêndio na Rua Portugal, no Barroso, em Fortaleza/CE. De imediato, os bombeiros militares se deslocaram até o local na viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento 05 (ABTS 05).

A guarnição que atendeu a ocorrência foi composta pelo 1º tenente Alencar, o subtenente Elder, o subtenente Xavier Silva, o soldado Wesley e soldado Marinho.

CBMCE Incêndio em residência

Do combate e resgate

Durante a ocorrência não houve feridos, mas uma gatinha de estimação da família, foi resgatada e conduzida para o veterinário com vida para análise clínica

De acordo com a Senhora Williane de Araújo Costa Andrade, proprietária da residência, “quando desliguei o ar condicionado do quarto do meu filho, começou o incêndio”. Pelo exposto, foi presumido que a causa possível do incêndio seja curto circuito no condicionador de ar.

Para debelar o incêndio e realizar o rescaldo, foram utilizados 2.000 (dois mil litros de água) do tanque do ABTS 05. A proprietária acompanhou todo o combate e o rescaldo, do lado de fora da residência, logo após assumiu a guarda do imóvel. As chamas atingiram o condicionador de ar,  televisão, mobiliário, computador dentre outros. O quarto apresentou rachaduras na parede, como também o forro apresentou trincas.

Conforme o 1º tenente Alencar, “rescaldo é o conjunto de ações necessárias para completar a extinção dos focos do incêndio, impedir a reignição e colocar o local em condições de segurança”, informou o comandante do socorro.

CBMCE incêndio em residência

Prevenção

Somente uma perícia poderá esclarecer como e porque o incêndio se iniciou, contudo, de acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), em seu anuário estatístico ano base 2020, informa que cerca de 80% dos incêndios residenciais são provocados por curto-circuito na rede elétrica. Os ventiladores e condicionadores de ar são os aparelhos elétricos que mais causam esse tipo de sinistro.

Em síntese, por prevenção, ao sair de sua residência, sempre que possível, desligar o registro do gás de cozinha, assim como, o registro de eletricidade.

Balanço

Em 2020, na tipologia incêndio em residência unifamiliar, na Capital e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) foram atendidas 648 ocorrências, enquanto que no interior foram 221 atendimentos. Como também, considerando, Incêndio em residência multifamiliar, na Capital e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) foram atendidas 168 ocorrências, enquanto que no interior foram 03 atendimentos, totalizando 816 ocorrências na Capital e RMF e 224 no interior do Estado.

Em 2021,na tipologia incêndio em residência unifamiliar, na Capital e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) foram atendidas 591 ocorrências, enquanto que no interior foram 224 atendimentos. Como também, considerando, Incêndio em residência multifamiliar, na Capital e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) foram atendidas 186 ocorrências, enquanto que no interior foram 19 atendimentos, totalizando 777 ocorrências na Capital e RMF e 243 no interior do Estado.

Ver tabela!