Corpo de Bombeiros realiza serviço de prevenção na Praia da Baleia, em Itapipoca

2 de janeiro de 2022 - 21:37 # #

Ascom CBMCE | 5ªCia/3ºBBM - Quartel de Itapipoca

Bombeiros de Itapipoca realizam serviço de prevenção na Praia da Baleia

O Corpo de Bombeiros Militar, por intermédio da 5ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (5ªCia/3ºBBM) realizou o serviço de prevenção aquática na Praia da Baleia, em Itapipoca, no final de semana, sábado (01) e domingo (02) de Janeiro de 2022, na Área integrada de Segurança 17 (AIS 17).

Diante do alto fluxo de banhistas previsto para a Praia da Baleia em comemoração ao Reveillón 2022, a Prefeitura de Itapipoca solicitou ao comandante da 5ª Cia do 3º BBM a disponibilidade de Guarda Vidas para o citado período. Portanto, em cada dia foram desmobilizados 03 (três) guarda vidas: no sábado (01): soldado Nogueira, soldado Erisvando e soldado Lima; Enquanto que no domingo (02): soldado Jordy, soldado Nogueira e soldado Nobre.

CBMCE Praia da Baleia

Prevenção

No sábado (01) foram realizadas 45 prevenções, assim como, os guarda vidas também atuaram no apoio a um motorista que atolou o seu veículo na areia da praia. Enquanto que no domingo (02) foram realizadas 67 prevenções. A guarnição atuou também abordando e orientando motoristas que trafegavam em áreas de banhistas, a fim de evitar acidentes.

Durante o serviço não houve vítimas nem foram registrados afogamentos.

O Comandante da 5ª Cia do 3º BBM, o tenente-coronel Mardens Vasconcelos ressaltou que: “a maior parte dos afogamentos ocorrem com pessoas que ignoram os riscos, não respeitam limites pessoais ou desconhecem como agir; é possível evitá-los com alguns cuidados”:

• Seja vigilante com as crianças: Nunca as deixe sozinhas na praia ou no mar. Mantenha sempre uma distância máxima de um braço estendido.
• Objetos infláveis não dão segurança: Utensílios infláveis e flutuantes para usar na água, como colchões e boias, são apenas para fins de divertimento. Eles não proporcionam nenhum tipo de segurança no mar. Apenas o colete salva-vidas é seguro!
• Não entre no mar se achando um exímio nadador!
Grande parte dos afogamentos acontecem porque as pessoas superestimam sua capacidade de nadar no mar.
• Nade próximo a um posto com guarda-vidas
Tente ficar próximo a um posto com guarda-vidas e pergunte a ele qual o local mais seguro para o banho;
• Se for nadar, não beba!
• Caso tenha ingerido bebida alcoólica, não entre no mar. O álcool prejudica nossa resistência física e diminui os nossos reflexos.

Atuação conjunta

Além do Corpo de Bombeiros, somaram esforços na prevenção na Praia da Baleia a Prefeitura de Itapipoca e a Polícia Militar.

Proteja sua família, previna acidentes!