Corpo de Bombeiros atua em incêndio de restaurante, em Fortaleza

4 de dezembro de 2021 - 14:24 # # #

Ascom | CBMCE

Corpo de Bombeiros atua em incêndio de restaurante, em Fortaleza

Duas guarnições de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros atuaram no incêndio que atingiu na tarde desta sexta-feira (3) um restaurante na Avenida Washington Soares, no Bairro Salinas, em Fortaleza, na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10). Ninguém ficou ferido.

De acordo com o 1º tenente Eduardo Crispim, “as chamas iniciaram nos compressores dos condicionadores de ar, na parte do teto do restaurante”, relatou o comandante do socorro.

CBMCE incêndio em restaurante

As equipes realizam o rescaldo com objetivo de resfriar alguns focos na madeira que ficam na parte de cima do estabelecimento.

Os danos

O incêndio ficou confinado no forró mas atingiu além do restaurante a loja vizinha. No restaurante as chamas atingiram três maquinas de condicionador de ar, forro de gesso do banheiro feminino e vestiário, dois exaustores de ar, além da instalação elétrica que ficou comprometida. Na loja vizinha, parte do teto de madeira e a fiação elétrica do ambiente atingido.

O combate e o rescaldo

O incêndio foi inicialmente combatido pela brigada de incêndio do shopping onde o restaurante se encontra. Quando os bombeiros militares chegaram no local, já estava armada duas linhas de combate, a partir de uma caixa de incêndio. Os bombeiros assumiram o combate, ora defensivo, tornando-o ofensivo, se concentrando em uma parte do teto que desabou sobre o condicionador de ar. O objetivo além de debelar o incêndio foi conte-lo evitando que se alastrasse para as lojas vizinhas.

Foram usadas mangueiras, esguicho e água da canalização preventiva da edificação. Com o incêndio controlado, os bombeiros realizaram o rescaldo, que é o conjunto de ações necessárias para completar a extinção dos focos do incêndio, impedir a reignição e colocar o local em condições de segurança.

Posteriormente, os respectivos locais foram entregues aos seus proprietários que foram orientados quantos aos cuidados posteriores.

A prevenção que salva

De acordo com o tenente-coronel Wagner Maia, “destacamos a importância dos preventivos de segurança contra incêndio estarem funcionando e pessoas capacitadas para usá-los. Funcionários do shopping deram o primeiro combate e os preventivos funcionaram satisfatoriamente”, ressaltou o comandante do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi).

Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi) é o setor responsável do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) pelo serviço de análise de projetos e de vistoria preventiva contra incêndio nas edificações, em todo o Estado do Ceará.

Em síntese, em caso de dúvidas, por gentileza, entre em contato com o Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi) por meio do: Fale Conosco.

Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI)

O CEPI é o órgão de execução programática responsável pelo controle da observância dos requisitos técnicos contra incêndios e de projetos de edificações antes e/ou depois de sua liberação ao uso. Desde 19 de fevereiro de 2019, a antiga Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT) passou a ser chamada de Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI), por força do Decreto 32.978.

Emblema Comando de Engenharia

Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi), em caso de dúvida e orientação, estamos à disposição.