Corpo de Bombeiros debela incêndio em Edificação Industrial na Paupina

24 de outubro de 2021 - 17:41 # #

Texto: 1º Tenente Dutra e Fotografia e vídeos: Cabo Ronaldo Gusmão | Ascom CBMCE

Corpo de Bombeiros debela incêndio em Edificação Industrial na Paupina

Bombeiros debelam incêndio em Edificação Industrial na Paupina

O Corpo de Bombeiros debela incêndio em Edificação Industrial na Paupina, em Fortaleza. Na tarde deste domingo, 24 de outubro, os bombeiros militares da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (3ªCia/1ºBBM) foram acionados por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops),  por volta das 12h30 para atender a uma ocorrência de um incêndio em galpão na Rua Nonato Farias, bairro: Paupina, na Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3).

Os Bombeiros da Messejana deslocaram duas guarnições de combate a incêndio, Auto Bomba Tanque e Salvamento 05 (ABTS 05) e Auto Bomba Tanque 35 (ABT 35). Imediatamente após o reconhecimento estabeleceram combate ofensivo para que o fogo não se alastrasse para os demais galpões vizinhos e foi solicitado apoio. Quartel do José Walter encaminhou duas guarnições de combate a incêndio, no Auto Bomba Tanque e Salvamento 07 (ABTS 07) e o Auto Bomba Tanque 55 (ABT 55) e o Quartel Central encaminhou uma guarnição de combate a incêndio, o 2º Socorro, na viatura Auto Bomba Tanque 53 (ABTS 53) e um tanque, Auto Tanque 14 (AT 14), que é um caminhão-pipa.

CBMCE Incêndio em edificação industrial

Ou seja, cinco guarnições de Combate a Incêndio com apoio de um caminhão tanque sob a coordenação do Coordenador de Operações.

CBMCE Incêndio edificação industrial

Dos danos e combate

Os danos foram somente materiais, não houve vítima. As chamas atingiram grande quantidade de piso de borracha, colunas de ferro do galpão, e alguns maquinários, como também, parte do teto de zinco desabou.

Para debelar o incêndio foram utilizados cerca de 24 mil litros d’água. Os bombeiro da Messejana estabeleceram três linhas de ataque, em conjunto com o 2º Socorro, e os demais socorros se revezaram no combate e ficaram posicionados de modo preventivo em locais estratégicos para que o incêndio não se alastrasse para os demais galpões.

CBMCE derivante

O derivante também nominado de divisor permitiu duas linhas de ataque, facilitando o combate e ampliando o raio de ação dos combatentes. O fogo foi controlado e os bombeiros entraram em rescaldo por volta das 13h30. O rescaldo foi concluído por volta das 15h30.

De acordo com o tenente-coronel Francisco Gledson Barbosa Rodrigues, “rescaldo é o conjunto de ações necessárias para completar a extinção dos focos do incêndio, impedir a reignição e colocar o local em condições de segurança”, ressaltou o Comandante do Comando de Bombeiros da Capital (CBC).