Aesp e CBMCE realizam conclusão do Curso de Operações em Atendimento Pré-Hospitalar

26 de setembro de 2021 - 14:43 # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Ascom/CBMCE - Fotografias: cabo Ronaldo Gusmão

Aesp e CBMCE realizam conclusão do Curso de Operações em Atendimento Pré-Hospitalar

Academia Estadual de Segurança Pública e Corpo de Bombeiros realizam conclusão do Curso de Operações em Atendimento Pré-Hospitalar

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE), em parceria com a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), concluiu na tarde desta sexta-feira (26), o Curso de Operações em Atendimento Pré-Hospitalar (COAPH), no pátio externo do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU), na Maraponga, na Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9).

CBMCE AESP COAPH

Vinte e três alunos, sendo 20 bombeiros militares do estado do Ceará, 02 bombeiros militares do estado do Amapá e 02 policiais militares, participam das instruções, que teve como objetivo recapacitar e nivelar o profissional de segurança pública em operação de atendimento pré-hospitalar.

De acordo com o Plano de Ação Educacional, o treinamento tem uma carga horária de 100 horas/aula, e conta com disciplinas de: introdução ao serviço de atendimento pré-hospitalar; legislação e sinalização e local da ocorrência; materiais e equipamentos de APH e biossegurança; introdução anatomia humana; hemorragias e choques; traumatismos; movimentação e transporte de acidentados; entre outros componentes curriculares que repassam conhecimentos sobre procedimentos e técnicas para avaliar, abordar e identificar problemas que comprometem a vida, como: remoção de vítima em ambientes de difícil acesso, resgate de vítimas presas em ferragens, em locais elevados e também em espaços confinados.

A solenidade de encerramento foi prestigiada pelo comandante geral do Corpo de Bombeiros, o coronel Ronaldo Roque, o coordenador da coordenadoria de ensino e instrução, o coronel Humberto Rodrigues Dias, representando a Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), o comandante dos bombeiros da capital, o tenente-coronel Francisco Gledson Barbosa Rodrigues, do comandante do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), o tenente-coronel Joilton Moura de Menezes, da comandante do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU), a tenente-coronel Diana Maria Veras Feitosa e do tenente coronel Marchezan Nacarato Rocha, comandante-adjunto do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE).

Apresentação do Curso

CBMCE COAPH TC ALDER

Os alunos do COAPH foram apresentados a comandante geral pelo comandante-adjunto do BSU, o tenente-coronel Alder de Oliveira Teixeira. Logo após, houve a reverencia a execução do Nacional Brasileiro, com a música de Francisco Manuel da Silva e letra de Joaquim Osório Duque Estrada, onde os presentes ficaram em posição de respeito, foi lido o histórico do curso.

Histórico do Curso de Operações de Atendimento Pré-Hospitalar (COAPH)

O Curso de Operações de Atendimento Pré-Hospitalar (COAPH) foi criado em 2017 por iniciativa do então comandante do Grupo de Socorro de Urgência (GSU) com o objetivo de aprimorar as técnicas e conhecimento da tropa naquele ano. Na oportunidade, foram encaminhados quatro bombeiros militares ao Estado de Pernambuco, que após concluírem o curso de COAPH, trouxeram a doutrina do COAPH para o Estado do Ceará. Que posteriormente formaram o primeiro curso de manutenção em atendimento pré-hospitar, em 2019.

O Curso foi chancelado pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) e recebeu o nome de Curso Básico de Atendimento Pré-Hospitalar. Em 2021, houve uma nova reformulação e o nome do Curso passou a ser nominado de Curso de Operações de Atendimento Pré-Hospitar, que tem grande relevância para a manutenção de vidas de acidentados e enfermos, garantindo um trabalho de excelência no acolhimento as vítimas e no tempo resposta, seguindo as recomendações dos protocolos nacionais e internacionais.

CBMCE COAPH

1º Tenente Ana Carolina Campos Olinda.

Aluno destaque

O aluno que mais se destacou no COAPH, que logrou êxito por meio dos resultados de suas avaliações práticas e teóricas, foi o soldado Levi Mais Sales. Na oportunidade, recebeu o certificado de mérito intelectual das mãos do comandante Ronaldo Roque e da tenente-coronel Diana.

Brevê do Curso de Operações de Atendimento Pré-Hospitalar (COAPH)

De acordo com a tenente-coronel Diana Maria Veras Feitosa, “as instruções serão realizadas no Batalhão de Socorro de Urgência (BSU/CBMCE), entre os dias 13 e 24 de junho, e contou com um corpo docente formado por profissionais da saúde e técnicos especialistas”, destacou a comandante do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU).

Palavras do comandante Ronaldo Roque, “nobres, boa tarde, satisfação, importante registro, capacitação em prol da operacionalidade, tudo dentro do planejamento estratégico da Corporação, obrigado pelo empenho e esforço pela causa bombeirística”, ressaltou o coronel comandante-geral do CBMCE.

Vidas alheias e riquezas salvar!