Corpo de Bombeiros atende ocorrência de vazamento de gás de cozinha sem fogo

21 de agosto de 2021 - 19:41 # # #

Texto: 1ªCia/2ºBBM - Quartel de Maracanaú

Corpo de Bombeiros atende ocorrência de vazamento de gás de cozinha sem fogo

Bombeiros de Maracanaú (1ªCia/2ºBBM) atendem ocorrência de vazamento de gás de cozinha sem fogo

Atendemos uma ocorrência de vazamento de gás de cozinha em uma residência do bairro Piratininga. A guarnição chegou ao local às 16h10. Ao realizar o reconhecimento, o comandante da guarnição confirmou que se tratava de um vazamento de gás liquefeito de petróleo (GLP) sem fogo, ou seja, o nosso “gás de cozinha”, na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12).

A situação foi resolvida com o uso adequado de uma chave de fenda. O registro do gás estava com defeito. A chave que libera o gás tinha sacado fora, deixando o fluxo de GLP livre.

CBMCE vazamento de gás de cozinha

“Também é responsabilidade do Corpo de Bombeiro Militar orientar a população sobre os procedimentos de manuseio seguro dos equipamentos e do botijão de gás”, informou o tenente coronel Luiz Claudio, comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2ºBBM).

Após a resposta adequada à ocorrência, o solicitante foi orientado sobre os procedimentos de segurança em situações similares, bem como recebeu a indicação de aquisição de novo registro. Em seguida a guarnição retornou a sede da 1ª Cia/2º BBM.

Prevenção

Nestes casos de vazamento de gás de cozinha, é importante desligar o quadro de energia da residência e não acenda ou desligue a tomada de energia, assim como, abrir portas e janelas para que o ambiente fique arejado, e evitar bater, arrastar ou acender quaisquer fonte de calor. Se possível, desconectar o botijão de gás e levá-lo para um local ventilado. Assim como, retire todas as pessoas de dentro de casa e ligue imediatamente para o número 193.

Um pouco mais sobre o gás de cozinha

Em suma, o gás de cozinha é composto basicamente pelos gases propano e butano, além da adição de um composto de enxofre para dar o cheiro que serve como aviso. O gás de cozinha é o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), mas essa sigla também pode significar Gás Líquido Pressurizado. Esses nomes indicam a origem e algumas características do gás de cozinha, isto é, sua origem é o petróleo; ele está líquido dentro do botijão de gás; e é submetido a elevadas pressões, (3 a 15 kgf/cm2) faz com que adquira a forma líquida.

Na foto se observa que a base do botijão de gás está com gelo, como isso é possível?  No botijão de gás de 13kg, cerca de 85% do gás está em estado líquido e 15% em estado gasoso. Por isso nunca se deve deitar o botijão de gás, pois se o gás em fase líquida for expelido pode provocar acidentes muito sérios. Contudo, quando este gás vaza para o ambiente, ocorre a vaporização, nome dado à transformação física do estado líquido para o estado gasoso. No entanto, este gás no ambiente inicia uma troca de calor. Como consequência, a superfície do botijão esfria e passa a condensar o vapor d’agua presente no ar, dando a impressão de que o botijão está transpirando. Estes fenômenos são perigosos e podem ensejar uma explosão ambiental caso haja uma fonte de ignição (calor) próximo a este vazamento. Todo o cuidado é pouco.

O gelo se concentrou na parte mais baixa do botijão de gás pois o gás butano é mais pesado do que o ar.

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)