Corpo de Bombeiros debela incêndio em monturo no Município de Independência

25 de julho de 2021 - 09:01 # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Corpo de Bombeiros debela incêndio em monturo no Município de Independência

Bombeiros de Crateús (2ªCia/3ºBBM) debelam incêndio em monturo

Corpo de Bombeiros debela incêndio em monturo no Município de Independência. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da 2ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (2ªCia/3ºBBM) debelou um incêndio em monturo (lixo) no Município de Independência, na Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16). O fogo foi totalmente controlado por volta de 2 horas da madrugada deste sábado (24).

Pediu urgência o solicitante da ocorrência, “o fogo iniciou no mato e atingiu o aterro sanitário do município e uma parte está seguindo para a cidade, assim como, tem muita fumaça”, declarou o solicitante da ocorrência.

De acordo com o tenente coronel Homero Catunda,” foi realizado um trabalho dividido entre ataque direto ao foco do incêndio florestal e indiretamente foi realizado um aceiro com uso de um trator e uma retroescavadeira do município para evitar o avanço do incêndio”, o fogo foi contido e o Incêndio florestal foi neutralizado.

Devido a posição do vento e a fumaça produzida pelo fogo, foi necessário o uso do equipamento de proteção respiratória autônoma (EPRA). Para debelar o incêndio e concluir o rescaldo foram utilizados 4 mil litros de água da viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento (ABTS 02), como também foram utilizados mangueiras e esguicho de vazão de 1 e 1/2 polegadas. A guarnição contou com o apoio do reforço operacional na viatura DC 10.

Em síntese, o Corpo de Bombeiros debela um incêndio em monturo no Município de Independência. Atuaram na ocorrência o cabo Marcelino, o soldado Cleuton, soldado Miranda, soldado P Castro, soldado Correia Lima e soldado Magno.

Monturo

O Significado de Monturo. É um substantivo masculino e define uma grande quantidade de lixo. Aglomeração de lixo, coisas insignificantes e/ou velhas; monte de objetos desnecessários. Local onde o lixo é depositado: monturo de difícil acesso.

Focos de incêndio e a ação criminosa do ser humano

Reduzir os impactos da ação humana na terra também é compromisso das Forças de Segurança do Estado do Ceará. Em unidades de conservação e nos parques estaduais, ações de combate e investigação contra incêndios florestais recebem atendimento permanente por meio das vinculadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). As iniciativas se intensificam, sobretudo, entre julho e dezembro, período que concentra 90% dos focos de calor no Ceará.

No ano passado, foram registrados 3.979 focos de incêndio em todo o território estadual. Em comparação com 2019, quando tiveram 4.304 focos, houve uma redução de 8%. Alguns são causados por fatores climáticos, uma vez que o segundo semestre do ano é caracterizado pela quantidade de ventos, associada à ausência de chuvas, que torna o solo e a vegetação mais predispostos ao fogo. Entretanto, existem situações em que o fogo é resultado da ação criminosa do ser humano.

Provocar incêndio em mata ou floresta é um crime previsto na Lei de Crimes Ambientais, com pena de dois a quatro anos. Conforme dados da Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), foram registrados 33 procedimentos com base na legislação entre 2019 e junho de 2021, em todo o Ceará.