Corpo de Bombeiros presta homenagem ao Dia do Socorrista – 11 de Julho

11 de julho de 2021 - 11:59 # # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Corpo de Bombeiros presta homenagem ao Dia do Socorrista

Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) atua desde maio de 1989

Corpo de Bombeiros presta homenagem ao Dia do Socorrista. Um dos pilares operacionais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) é o Atendimento Pré-Hospitalar (APH) realizado pelos socorristas, por meio de médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, desde 31 de maio de 1989, do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU).

De acordo com a tenente coronel Diana Maria Veras Feitosa, “o Dia do Socorrista de Emergência é uma data comemorativa ao profissional de serviços de emergência que prestam primeiros socorros”, informou a comandante do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU).

O Atendimento Pré-Hospitalar (APH)

O serviço de atendimento pré-hospitalar é um conjunto de ações médicas de emergência, realizada por uma equipe fora do ambiente hospitalar. Por ter suas ações mais concentradas em urgências e emergências, esse tipo de atendimento geralmente é feito a pacientes que apresentam vários tipos de distúrbios sendo clínicos (neurológicos, cardíacos, psiquiátricos) ou traumáticos (acidentes automobilísticos, quedas, agressões).

Durante o atendimento pré-hospitalar o paciente é avaliado, estabilizado clinicamente e após feito um pré-diagnostico é encaminhado para o hospital para ser realizado as intervenções necessárias. O atendimento pré-hospitalar, ou APH como também é chamado, adota o método

, no qual toda a equipe de socorristas, médicos e enfermeiros é treinada e capacitada para tais situações.

Símbolos de Primeiros Socorros

O símbolo internacionalmente aceito para primeiros socorros é a cruz branca sobre um fundo verde mostrado abaixo. Algumas organizações podem fazer uso da Estrela da Vida, embora isso geralmente seja reservado para uso em serviços de ambulância, ou pode usar símbolos como a Cruz de Malta, como o Corpo de Ambulância da Ordem de Malta e a Ambulância de São João. Outros símbolos também podem ser usados.

Cruz Branca

Cruz da Vida

Corpo de Bombeiros atua com Atendimento Pré-Hospitalar (APH) em vítima de infarto

O atendimento pré-hospitalar inclui o apoio de equipes e ambulâncias especializadas em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), a fim de minimizar os efeitos de casos até bem mais graves. Para que um socorrista tenha um melhor desempenho para atuar durante a situação, é necessário ter conhecimento de primeiros socorros, acidente de múltiplas vítimas (AMUV), ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e desfibrilador externo automático (DEA), dentre outros.

Os bombeiros militares passam por um curso de especialização para poderem atuar como socorristas, além da formação da área da saúde que dispõem, nossa ambulância tipo resgate também é um diferencial, por dispor de equipamento para resgate de vítima.

De acordo com o Comandante Ronaldo Roque, “O Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) que atua a 32 anos no Estado do Ceará, estará presente e firme em seu propósito de cumprir a nossa missão: Vidas alheias e riquezas salvar!”. Destacou o Coronel Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Aos socorristas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), o nosso reconhecimento pela dedicação e profissionalismo, que fazem o CBMCE ser referência nacional em Atendimento Pré-hospitalar (APH). Parabéns pelo seu dia, socorrista! 11 de Julho – Dia do Socorrista!

A História do APH no Mundo e no Brasil:

1. Era antiga, teve início no Egito, Grécia e Roma, com procedimentos realizados pelos israelitas até a época de Napoleão.

2. Período Larrey, ficou conhecido como “ambulâncias voadoras” por atender de forma rápida os soldados feridos na guerra e que vai de 1.700 até 1.950.

3. Era Farrington, de 1.950 até 1.970, esse é considerado o pai do serviço de emergência médica nos Estados Unidos.

4. Era Moderna de 1.970 até a atualidade, que começou com o relatório da Dunlap and Associates onde teve início o que se conhece até hoje no EUA como sendo o Técnico em Emergência Médica. Durante esse período foi criada a “Escala de Coma de Glasgow”.

5. Em 1.978 surge o ATLS por necessidade, após a queda de uma aeronave de pequeno porte na cidade de Nebraska, daí surge o mnemônico “ABC” da vida.

6. Década de 80 ou especificamente em 1.983 surge o comitê PHTLS com o treinamento do exército americano em 1.986.

7. Em 1.985 uma equipe de médicos americanos do programa Partness of América visitam a cidade de Fortaleza.

8. Em 1.989, no mês de maio, é formada a primeira turma de socorristas do CBMCE pelos americanos, sendo a segunda capital do Brasil a dispor de um serviço de emergência pré-hospitalar, com garantia na Constituição do Estado, em seu artigo 190, inciso III, por ser essa a atribuição do Corpo de Bombeiros Militar.

De fato e de direito, podemos dizer que somos socorristas de verdade

Contribuição pesquisada e elaborada pelo subtenente Lemos do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU).