57ª Semana de Prevenção – Comando cria a comenda Espada Comandante Caminha

4 de julho de 2021 - 14:42 # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

57ª Semana de Prevenção - Comando do Corpo de Bombeiros cria a comenda Espada Comandante Caminha

Comandante Ronaldo Roque entrega a Comenda Espada Comandante Caminha ao Governador Camilo Santana

57ª Semana de Prevenção – Comando do Corpo de Bombeiros cria a comenda Espada Comandante Caminha. Na Quinta-feira, 1º de Julho de 2021, por meio da Portaria nº 186/2021 – O Coronel Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) no uso de suas atribuições legais que lhe confere o caput do Artigo 34 da Lei nº 13.438 de 07 de Janeiro de 2.004, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nº 005 de 09 de Janeiro de 2.004 e demais considerações resolve: RESOLVE: “Art. 1 . Fica criada no âmbito do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará a comenda denominada Espada Comandante Caminha – 1º Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará”, destacou o Coronel Ronaldo Roque de Araújo, Coronel Comandante-Geral do CBMCE.

O primeiro homenageado a receber a comenda foi o Governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, por ser uma autoridade civil que comprovadamente contribuiu pelo engrandecimento, fortalecimento, credibilidade, progresso e desenvolvimento da Corporação junto a sociedade cearense e ao povo brasileiro.

O lançamento do Livro Comandante Caminha: Suas origens e relações com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

A Casa da Cultura de Aracati, com apoio da Prefeitura do Aracati lançou, na segunda-feira, 23 de outubro de 2017, o livro “Comandante Caminha: Suas Origens e Relações com o Corpo de Bombeiro Militar do Ceará”, de autoria, na época, do 2º Tenente José Luciano Viana do Nascimento. A iniciativa fez parte do calendário de comemoração dos 175 anos de emancipação do município do Aracati.

Livro sobre Comandante Caminha

A presente obra, além de discorrer sobre a biografia do Comandante Caminha e de sua espada como ícone histórico da corporação, debruça-se, mesmo que de forma bastante concisa, sobre a família Caminha, desde suas origens na Europa, a seu enraizamento no Brasil, especialmente no Estado do Ceará. Traz ainda um breve relato da criação e organização do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e a Galeria dos Comandantes Gerais desta instituição.

Andrei Freire, vereador do Aracati, Coordenador de Tecnologia da Informação da Casa da Cultura afirmou que: “a família tem como missão manter viva e pulsando a arte e a cultura local, procurando cuidar e conservar inalterada a edificação de real valor arquitetônico, que é a Casa da Cultura, de propriedade dos mesmos”, enfatizou o descendente da família Caminha.

O evento, que é aberto ao público, contará com as presenças do prefeito Bismarck Maia, de outras autoridades municipais, do autor do livro, do Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, o Coronel Heraldo Maia Pacheco, e da Banda de Música do Corpo de Bombeiros.

Sobre a espada do Comandante Caminha

O Coronel Heraldo Pacheco, Comandante do Corpo de Bombeiros, em seu comando, recebeu a doação da espada do Coronel Caminha e transformou esse instrumento histórico e cultural em símbolo do Comando Geral, o qual passou a ser repassado de comandantes para comandante, por ocasião da passagem de comando da instituição.

A investigação histórica que serviu de fundamento para que essa tão valiosa arma fosse transformada em símbolo do comando ficou registrada na obra intitulada de Comandante Caminha: Suas Origens e Relações com o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, lançada em 8 de agosto de 2017, por ocasião dos 92 anos da Corporação.

Vide a seguir, o passo a passo desse ícone cultural na corporação, desde seu retorno definitivo a doação a apresentação como símbolo do Comando Geral.

O Advogado Doutor Frederico Caminha (neto do saudoso comandante e responsável pela guarda da espada do Coronel Caminha, desde sua passagem para a Casa Celestial, em 1968), representando a extremada generosidade da família Caminha – que, de modo desprendido, digno de todo louvor, privou-se de um objeto de especial valor afetivo, uma vez que este lhe trazia à memória a figura ímpar de seu chefe –, doou a espada acima mencionada em 4 de janeiro do ano de 2017, em singelo, porém comovente e espontâneo ato, pleno de calor humano, realizado no quartel do Comando da corporação; o ato contou com a presença de poucas pessoas, a saber, o Exmo. senhor Coronel Comandante Geral, à época, Heraldo Maia Pacheco, Coronel BM Cleyton Bastos Bezerra, Tenente Coronel BM Manoel Hélder de Miranda e o autor deste trabalho, na época o 2º Tenente Luciano Viana.

Não obstante a espada ter enorme valor afetivo para todos os descendentes do Coronel Caminha, com os quais conversamos, afirmaram, contudo, que ela teria maior brilho e importância, se eternamente conservada no Comando da corporação; por esta razão, resolveram doá-la a nossa instituição, afirmando o doutor Frederico, nessa ocasião, de modo incisivo, que “o Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará é a verdadeira e eterna casa da Espada do Coronel Francisco das Chagas Nogueira Caminha”.

A Espada retorna a seu lar, o Casarão Vermelho

Este ícone histórico-cultural, por se configurar como símbolo do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, aumentou a responsabilidade no sentido de realizarmos pesquisa sobre sua história, desde sua origem aos dias atuais.

Nesta empreitada, contamos com o apoio incondicional do Sr. Walter Parreira, estudioso e empresário no nobre ramo de espadas em São Paulo, pessoa que, há várias décadas, fornece esse equipamento para as Forças Armadas e Forças Auxiliares para todos os estados do Brasil.

O senhor Parreira, apaixonado por tais armas e grande especialista no assunto, ao ver as fotografias da espada do Coronel Francisco das Chagas Nogueira Caminha, afirmou categoricamente que se tratava de um instrumento de natureza rara e de valor cultural imenso, importada da Europa, e que seu modelo foi objeto de desejo em vários países, de acordo com suas próprias palavras, inclusive no Brasil. Vejamos logo a seguir o que nos disse esse especialista, que, como tal, possui alentados conhecimentos sobre essa arma:

“Trata-se de uma espada muito rara, com a marca Lyncroyable, fabricada no início do Século XX, na Inglaterra, tendo sido seu modelo, posteriormente, copiado pelos Franceses, Alemães, Holandeses, Portugueses, entre outros países. Acredito que foi importada da Inglaterra por importadores da cidade do Rio de Janeiro, de onde era distribuída para todo o Brasil. Seu copo é de bronze, o cabo é fabricado em madeira de lei, com cobertura de couro de lagarto e uma espécie de capacete em sua extremidade; a lâmina é de aço carbono e foi cromada posteriormente, pois a cromação passou a existir após os anos 1930/1940; sua bainha é de Alpaca, um derivado da Prata, mais maleável e mais barato”.

Grande Honra e imensa responsabilidade

Isto posto, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará tem, doravante, a grande honra, bem como a imensa responsabilidade, de conservar em sua casa essa espada, um dos ícones de sua história, de imenso valor cultural, e que, certamente, será substancial peça constituidora de nosso acervo, como lídimo símbolo da figura magna do primeiro comandante da corporação; a posse da espada ajudará na preservação da rica memória do Corpo de Bombeiros, bem como fortalecerá ainda mais seu vínculo com a tradicionalíssima família Caminha, cujas raízes estão profundamente assentadas no Estado do Ceará.

Acrescente-se que a arma passou por processo de restauração no mês de junho de 2017, em Fortaleza, tendo o restaurador, Rafael Mota Ikuno, tido o devido cuidado de deixá-la impecável, preservando, no entanto, suas características originais. Em conversa conosco, esse grande profissional afirmou que, inicialmente, fez a desmontagem do equipamento; em seguida poliu suas peças, removendo assim o antigo banho de cromo; e, por fim, concluiu a importante missão aplicando novo banho de cromo.

Vidas alheias e riquezas salvar!

***