Mergulhadores do Corpo de Bombeiros resgatam vítima de afogamento fatal em Fortaleza

3 de julho de 2021 - 13:34 # # # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Mergulhadores da Companhia de Mergulho de Resgate (CMR) resgatam vítima de afogamento fatal

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros resgatam vítima de afogamento fatal, na Beira Mar, em Fortaleza. Os mergulhadores da Companhia de Mergulho de Resgate (CMR) resgataram o corpo de uma vítima de afogamento fatal. O resgate se realizou na manhã deste sábado (3), por volta das 09h35, na Beira Mar de Fortaleza, na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1).

A princípio, os bombeiros foram acionados pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) a pedido da Capitania dos Portos do Ceará por volta das 18h da sexta-feira (2). Imediatamente se deslocaram para o local da ocorrência. De acordo com o informe preliminar, um homem por volta de 48 anos de idade teria caído no mar e supostamente morrido afogado, ao lado do mercado dos peixes onde ficam as jangadas dos pescadores.

De acordo com o Subtenente P Carneiro, “a vítima foi encontrada à cerca de 6,5 metros de profundidade, respeitando os limites não descompressivos e intervalo de superfície”, informou o mergulhador líder do resgate. O corpo ficou sob guarda da Polícia Militar do Ceará (PMCE), aguardando a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Um familiar estava em deslocamento para o local. Coube a Marinha do Brasil as buscas na superfície do mar por meio de uma lancha da Capitania dos Portos do Ceará.

Como também, o local onde as buscas foram realizadas tem profundidade de até 10 metros, com temperatura média da água 28 graus Celsius e a altitude média do local, ao nível do mar. Estas condições interferem no tempo de fundo que o mergulhador de resgate possui para realizar sua missão. Assim como, a água estava escura, visibilidade de apenas 1 metro, o fundo com muita lama e muitas embarcações próximas.

Em síntese, os Mergulhadores do Corpo de Bombeiros resgatam vítima de afogamento fatal, na Beira Mar, em Fortaleza. Atuaram na ocorrência, o subtenente P Carneiro, mergulhador líder do resgate, subtenente Nobre, cabo Tarsis e soldado Emanuel, na viatura de mergulho AS 40..

Brevê Companhia de Mergulho de Resgate

Corpo de Bombeiros cria Companhia de Mergulho de Resgate (CMR)

Corpo de Bombeiros do Ceará dá dicas de como evitar afogamentos