Bombeiros debelam incêndio em edificação comercial no Bairro Centro

26 de junho de 2021 - 18:56 # # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Bombeiros debelam incêndio em edificação comercial no Bairro Centro

Bombeiros do Quartel Central (1ªCia/1ºBBM) debelam incêndio em edificação comercial no Bairro Centro

Bombeiros debelam incêndio em edificação comercial no Bairro Centro. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da 1ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiro Militar (1ªCia/1º BBM – Quartel Central), foi acionado para atender um incêndio em uma edificação comercial na Rua Barão do Rio Branco, no Bairro Centro, na Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4). O acionamento foi feito na noite desta sexta-feira (25), por volta das 20h02.

De acordo com o tenente Waldomiro Loreto do Nascimento, “o incêndio se concentrou na laje superior da edificação e atingiu 10 (dez) condensadoras do condicionado de ar, além da sua instalação elétrica. Não havia ninguém no local e foi necessário o arrombamento com o moto abrasivo e uma ferramenta de arrombamento hooligan”, relatou o comandante do socorro.

O combate ao incêndio

Para o combate ao incêndio foi utilizado cerca de 800 litros de água por meio de uma linha direta com mangueiras e esguicho de 1 e 1/2 polegadas. Além de dois extintores da edificação com capacidade extintora de 2-A:20-B, para combate a incêndio em classes B e C. O incêndio foi controlado em menos de 30 minutos de combate, restando pequenos focos para a fase de rescaldo.

Contudo, os bombeiros ao entraram no local, desligaram a alimentação elétrica da edificação e constataram que havia fogo na instalação elétrica dos aparelhos ar-condicionado. O combate se deu utilizando dois aparelhos extintores de incêndio da edificação.

O incêndio ocorreu na laje do 3º piso e a caixa de hidrômetro da água fica no térreo mas mesmo assim pegou fogo.

Os bombeiros militares estavam equipados com seus respectivos equipamentos de proteção individual (EPI) para incêndio estrutural e equipamento de proteção respiratória autônoma (EPRA). Como também, somaram esforços ao 1º Socorro, a Escada Magirus, um Tanque, caminhão-pipa, e a viatura Auto Hidro Químico 01 (AHQ-01) que foram acionados por prevenção.

De acordo com o tenente Waldomiro Loreto, “rescaldo é o conjunto de ações necessárias para completar a extinção dos focos do incêndio, impedir a reignição e colocar o local em condições de segurança”, ressaltou o Comandante do Socorro.

Em síntese, ao final da operação foi entregue a edificação aos responsáveis presentes, bem como, foi mostrado as condições da edificação pós sinistro e foram feitas orientações a intervir em manutenção elétrica, limpeza da edificação e dado ciência sobre a Norma Técnica 07.