57ª Semana de Prevenção – I Desafio de Mergulho

26 de junho de 2021 - 21:01 # #

Texto: Companhia de Mergulho de Resgate (CMR)

57ª Semana de Prevenção - I Desafio de Mergulho

57ª Semana de Prevenção – I Desafio de Mergulho

57ª Semana de Prevenção – I Desafio de Mergulho. A finalidade do “I Desafio de Mergulho” é dar visibilidade as atividades de mergulho no âmbito do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). As provas com seus obstáculos fazem parte do dia a dia do mergulhador de resgate e foi desenvolvida, tendo como parâmetro o lema da Companhia de Mergulho de Resgate (CMR): “Segurança, habilidade e calma!”. Uma frase extraída da oração do mergulhador de resgate.

O desafio

Contudo, o desafio contará com duas provas distintas, Apneia dinâmica e Busca cega. Na primeira prova: Apneia dinâmica, o competidor vai realizar uma tarefa em cada canto da piscina de 20 metros. Enquanto que na segunda prova: de Busca cega, será utilizada a piscina de 50 metros, onde o competidor estará com máscara vendada, simulando um mergulho com visibilidade zero, ou seja, sem enxergar nada.

Esta prova será em dupla, onde o competidor da superfície vai orientar o competidor submerso por meio de toques: Esquerda, direita e frente até o local previamente determinado.

Inscrições

Interessados, contatar o tenente Cidreira ou subtenente Ferreira na Companhia de Mergulho de Resgate (CMR) ou encaminhar E-mail com os seus dados para cmr.bbs.cbmce@gmail.com

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) promove, entre os dias 27 de junho e 2 de julho, a 57ª Semana de Prevenção. Neste domingo (27), a corporação inicia as atividades preparatórias com a Operação Praia Segura, às 8 horas, na sede da 1ª Companhia de Busca e Salvamento, no bairro Moura Brasil, em Fortaleza. Já na segunda-feira (28), uma alvorada em alusão à semana será realizada na sede do Quartel do Comando Geral do CBMCE, no bairro Jacarecanga.

O ato será prestigiado pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron; pelo coronel comandante geral do CBMCE, Ronaldo Roque; e pelo artista cearense, Waldonys.

A programação da 57ª Semana de Prevenção contará com operações, apresentações, exposições, competições internas e palestras on-line transmitidas pelos perfis oficiais da corporação do YouTubeInstagram e Facebook.

A programação

No domingo, dia 27 de junho, às 8 horas, iniciará a Operação Praia Segura, na 1ª Companhia de Busca e Salvamento, na Avenida Leste Oeste, em Fortaleza.

Na segunda-feira, 28, às 6h30min, ocorrerá a alvorada de abertura com os gestores da Segurança Pública e do artista Waldonys. Às 8h30min, o coronel comandante-geral do CBMCE, Ronaldo Roque, participará de uma transmissão on-line, onde fará a abertura do evento no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, no bairro Jacarecanga, em Fortaleza.

Já a partir do meio-dia, as exposições do Corpo de Bombeiros iniciarão em Fortaleza (shoppings Benfica e Iguatemi); em Sobral (Sobral Shopping); e em Juazeiro do Norte (Cariri Shopping). A ação seguirá até o último dia 7 de julho.

Às 16h30min, ocorrerá uma transmissão on-line, pelo canal do YouTube do Corpo de Bombeiros, da Live Junina Comemorativa à Semana de Prevenção.

Na terça-feira, 29 de junho, a programação inicia às 9 horas, com uma apresentação de salvamento em altura e canil. Às 14 horas, ocorrerá a palestra com o tema “Como proteger seu condomínio contra incêndios”.

Na quarta-feira, 30, o dia será composto por diversas palestras. Às 8 horas, o tema será “Operações de combate a incêndio em aeronaves”. Às 10 horas, o tema será “Praia e segurança: como evitar acidentes no mar”. No período da tarde, os temas serão “Como agir em caso de acidentes domésticos?” e “O que você pode fazer em caso de queimadas em vegetação?”, às 14 horas e 15h30min, respectivamente.

Na quinta-feira, às 9 horas, o CBMCE promove o Desafio do Mergulho, que ocorrerá na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). Às 15 horas, também ocorrerá a live da banda de música do Corpo de Bombeiros.

Na sexta-feira, 2 de julho, último dia do evento, às 9 horas, ocorrerá uma solenidade, no Quartel do Corpo de Bombeiros, do Dia do Bombeiro, com a presença do governador do Ceará, Camilo Santana, que entregará viaturas para a instituição. Já às 10 horas, haverá a competição Bombeiro de Aço, e às 11 horas, a solenidade de encerramento.

MERGULHO – Segurança, Habilidade e Calma

A corporação: Vidas alheias e riquezas salvar!