18 de junho de 2021 - 11:48 # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Canil do Corpo de Bombeiros participa de manhã lúdica em Colégio Cívico-Militar

O Canil do Corpo de Bombeiros Participou nesta última sexta-feira, dia 11 de junho, de uma manhã lúdica com alunos do Colégio Cívico Militar Batalha do Riachuelo (CCMBR).

A iniciativa foi em comemoração ao aniversário de um ano de criação do Colégio.

Foi realizada uma pequena palestra de sala em sala para que os alunos pudessem conhecer um pouquinho mais sobre o trabalho dos nossos heróis caninos e humanos.

O bate- papo contou com 40% do total dos alunos de cada turma, respeitando o decreto do Governo do Estado e evitando aglomerações.

Um breve Histórico

E quando não se sabe onde a pessoa foi parar, depois de um mergulho no açude ou de uma trilha na serra? Nessas horas também, são os bombeiros que têm a missão de busca e resgate. Nesses casos, porém, quem entra em cena são equipes em prontidão permanente, não necessariamente de serviço em um quartel.

Quando a busca é em terra, cabe à Companhia de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (Cbresc), um braço especializado do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) com sede no Quartel dos Bombeiros do José Walter (4ªCia/1ºBBM), de entrar em ação. Com a ajuda de cães treinados, eles podem ser chamados a qualquer momento para atuar dentro das fronteiras do Ceará. “Hoje nosso efetivo é composto por dois oficiais, um capitão, comandante, um 1º tenente no comando adjunto e onze praças. Normalmente as equipes de prontidão têm quatro ou cinco bombeiros militares.

Nas ocorrências, sempre vão pelo menos dois cães e montamos duas duplas. Um cão, um condutor e um auxiliar. Fazemos análise da área, utilizamos o GPS e o Google Earth para geomapeamento e traçamos a estratégia de varredura em busca da vitima”, esclarece o capitão Wilson Lima, comandante da Cresc, as buscas podem durar dias, tendo frequência bastante diversificada. “São duas equipes. A cada semana, uma está de sobreaviso. Em média, temos duas ocorrências por mês. Há meses sem nenhum chamado, há meses com duas buscas por semana, emendadas. É um trabalho muito gratificante”, sintetiza.

Os nossos cães

A Cbresc dispõe de 16 cães, nominados a seguir: Anny, Brown, Dana, Dara, Drica, Doug, Duque, Flash, Gaia, Inês, Kelly, Nala, Noah, Sultão, Tupã e Zeus. Das seguintes raças: Boiadeiro australiano (1), border collies (5), golden (1), labrador (7) e pastor belga (2).

A Companhia de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (Cbresc) tem sua sede e canil no Bairro José Walter, na cidade de Fortaleza. O início de suas atividades, data de 27 de agosto de 2007 e os pioneiros a trabalhar na Cbresc foram o tenente coronel Lino, o major Alexandre, o subtenente Antônio (RR) e o sargento Daniel.