4 de junho de 2021 - 18:37 # # # # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

CBMCE - Antes de dormir, feche as portas, atitude simples que pode salvar sua vida!

Antes de dormir, feche as portas, atitude simples que pode salvar sua vida!

CBMCE – Antes de dormir, feche as portas, atitude simples que pode salvar sua vida! Quando ocorre um incêndio, cada segundo conta. Fechar a porta dos cômodos ajuda a evitar, em caso de incêndio, que o fogo aumente, diminui os danos causados pela fumaça e pode até salvar vidas. Como também, uma vez que a porta esteja fechada, pode retardar a propagação das chamas, reduzir a fumaça tóxica, melhorar os níveis de oxigênio e diminuir as temperaturas.

Siga as dicas:

Sempre que sair de casa, feche as portas dos cômodos. Ao dormir mantenha as portas dos cômodos fechados. Se fugir de um incêndio, caso possa, saia fechando o maior número de portas, dificultando o alastramento das chamas. Suas escolhas poderão salvar a sua vida e o seu patrimônio.

Sua rotina noturna pode (e deve!) incluir escovar os dentes, lavar o rosto e colocar em pijamas confortáveis. Contudo, informações de um estudo norte-americano indica que muita gente pula um passo importante antes de deitar na cama.

Conforme a pesquisa conduzida em 2018 pela organização de segurança científica UL, quase 60% das pessoas dormem com a porta do quarto aberta. Essa escolha simples pode significar vida ou morte em caso de incêndio na casa.

Diagnóstico

Com o aumento do uso de sintéticos em móveis e construção de casas, fechar a porta pode fazer toda a diferença na hora de sair com segurança. O tempo médio para escapar de um incêndio em casa passou de 17 minutos para apenas três minutos ou menos nas últimas décadas, devido a materiais inflamáveis e plantas contemporâneas abertas.

A maioria das pessoas que dormem com a porta aberta o fazem porque erroneamente acreditam que é mais seguro. Contudo, isso é exatamente o oposto do que os bombeiros recomendam. É por isso que o instituto americano de pesquisa em segurança UL Firefighter Safety Research Institute (FSRI) lançou um novo esforço de segurança pública para coincidir com a Semana Nacional de Prevenção de Incêndios, que acontecerá em outubro nos Estados Unidos. A campanha visa compartilhar como portas fechadas podem ajudar a salvar a vida das pessoas.

Do mesmo modo, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) também vai somar esforços, este ano em sua semana de prevenção, divulgando esta iniciativa preventiva em prol das vidas alheias e riquezas salvar!

Portanto, comece a criar o hábito de fechar as portas de sua casa a noite. Também é um bom momento para testar detectores de fumaça e monóxido de carbono. Verifique sua casa em busca de possíveis riscos de incêndio e reveja o plano de fuga de sua família ou criar um, se ainda não o fez. Essas pequenas precauções podem fazer toda a diferença.

O que é compartimentação?

De acordo com o Tenente Coronel Francisco Gledson Barbosa Rodrigues, ” a compartimentação é uma medida de segurança passiva que visa a contenção do incêndio em seu ambiente ou pavimento de origem e é obtida pela subdivisão do edifício em células capazes de suportar ação da queima dos materiais combustíveis nelas contidos, impedindo e rápido alastramento do fogo “, conceituou o Comandante dos Bombeiros da Capital (CBC).

De acordo com o Instituto de Segurança de Bombeiros da UL (FSRI) uma porta fechada durante um incêndio pode significar reduzir a temperatura de 538 graus para 38 graus (° C). Além disso uma porta fechada pode manter os níveis de monóxido de carbono em 1000 PPM versus 10.000 PPM se a porta for deixada aberta. Com base em suas pesquisas o FSRI lançou a iniciativa Close Your Door e o site closeyourdoor.org