CBMCE e o Maio Amarelo: respeito e responsabilidade no trânsito.

20 de maio de 2021 - 13:51 # # # # #

Texto: CAP QOBM Rogério Dias- CMT ADJ do Batalhão de Socorro de Urgência.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, por meio do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU), desde o dia 11 de Maio de 2021, vem participando de um trabalho em conjunto com o Departamento de Trânsto do Ceará (DETRAN CE) e outros órgãos afins, que busca conscientizar do respeito e responsabilidade perante o trânsito.

Seguindo uma mobilização internacional, bem como uma premissa de governo, diversas blitzs informativas vem ocorrendo na Capital. A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) definiu os anos no período de 2021 a 2030 como a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, cujo objetivo é a redução de, pelo menos, 50% de lesões e mortes no trânsito no mundo inteiro.

Conheça os eixos norteadores.

A Organização das Nações Unidas lançou 12 metas a serem atingidas pelos países, até 2030, para reduzir lesões e óbitos em acidentes de trânsito em todo o mundo.

O Batalhão de Socorro de Urgência e a meta de n°12.

A meta nº 12 trata do pós-acidente, pois é um dos momentos cruciais para garantir a sobrevivência do traumatizado. Nessa fase do sinistro, existem duas variáveis relacionadas à saúde que são fundamentais: a agilidade e a qualidade do atendimento pré-hospitalar. Esses pontos são fundamentais para que os envolvidos não sofram consequências mais graves.

De acordo com a Constituição do Estado do Ceará, em seu artigo 190, inciso III, incube ao Corpo de Bombeiros Militar, no âmbito estadual, a coordenação de defesa civil e o cumprimento da atividade de socorro médico de atendimento pré-hospitalar. Nesse sentido, o CBMCE busca a consolidação das técnicas de Atendimneto Pré Hospitalar (APH), por meio de constante treinamento, como também de colaborar na construção de uma consciência preventiva na população.

Texto: CAP QOBM Rogério Dias- CMT ADJ do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU).