Corpo de Bombeiros do Ceará sugere Dicas sobre Preservação do Meio ambiente

15 de abril de 2021 - 10:24 # # # # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Corpo de Bombeiros do Ceará sugere Dicas sobre Preservação do Meio ambiente

Bombeiros do Ceará sugerem Dicas para Preservação do Meio ambiente

Corpo de Bombeiros do Ceará sugere Dicas sobre Preservação do Meio ambiente. Inicialmente, precisamos refletir: Como preservar o meio ambiente? Estamos conscientes que nossas ações, por mais simples que sejam, podem contribuir positivamente para um planeta mais saudável?

O Dia Mundial do Meio Ambiente, lembrado no dia 5 de Junho, sempre busca conscientizar a população que o cuidado com o meio ambiente pode iniciar com medidas simples, que podem ser ações individuais, pequenas e rotineiras. Por exemplo, reaproveitar a casca de banana ao transformá-la em adubo; não estacionar o carro nas dunas; utilizar os dois lados de uma folha de papel; entrar em contato com as organizações competentes ao encontrar um animal silvestre machucado; não jogar o lixo no chão. Esses são apenas alguns exemplos de atitudes que podem passar despercebidas por quem pratica, mas que fazem muita diferença no processo de preservação do planeta.

Atitudes simples e rotineiras podem contribuir e fazer muita diferença não somente para preservar o planeta, mas também para recuperá-lo.

Por que é importante preservar o meio ambiente?

Convidamos a todos e todas a reflexão sobre o meio ambiente. Primeiramente, vamos lembrar que é no meio ambiente que temos todos os recursos naturais necessários para a nossa vida, tanto dos seres humanos quanto de outros animais. Por conseguinte, sem os recursos naturais, como sol, água e alimentos, não sobreviveríamos. Até este momento da humanidade, não existe tecnologia ou inovação que possam substituir estes itens básicos de subsistência.

Contudo, e devido ao uso inconsequente dos recursos oferecidos pelo meio ambiente, a natureza respondeu com reações que assustam e interferem na vida de inúmeros seres. Aquecimento global, alterações no ciclo natural de plantas e animais, além da falta de água potável, são alguns exemplos.

Desde 1986, o dia de sobrecarga da Terra é calculado. Esse dia representa o momento do ano em que a humanidade esgota os recursos naturais, antes de sua regeneração. Em 1993, o dia de sobrecarga aconteceu em 21 de outubro. Em 2017, foi em 2 de agosto. Este ano, 2019, o dia aconteceu em 29 de Julho. A cada ano, a data se antecipa, e o custo dessa sobrecarga está cada vez mais evidente. Segundo a WWF, associada à Global Footprint Network:

De acordo com a WWF, “diminuindo as emissões de CO2 em 50%, poderíamos ganhar 93 dias ao ano, isto é, atrasar no dia da sobrecarga da Terra até outubro”.

Corpo de Bombeiros do Ceará sugere Dicas para preservar o meio ambiente

#1 – Água

As nascentes d’água ou banhados são protegidos por lei, por isso não devemos alterar cursos d’água, assim como poços artesianos somente podem ser cavados com prévia autorização. Do mesmo modo, não se deve criar peixes sem licença e muito menos jogar peixes nos rios, mesmo quando se tem as melhores das intenções, pois essa atitude poderá gerar desequilíbrio ambiental. Igualmente, sempre se deve respeitar os períodos de defesa, ou seja, proibição de pesca. Talvez, o bem mais precioso do planeta seja a água, sem ele o ser humanos não sobrevive muitos dias, por isso, não desperdice água. esse é um dos recursos mais importantes e frágeis do planeta: feche torneiras, conserte vazamentos, não use mangueiras para para lavar calçadas, aproveite água de chuva.

#2 – Vegetação

A poda drástica de árvores é expressamente proibida, assim como, se faz necessário autorização para seu corte e poda. Igualmente, devemos sempre preservar a vegetação nativa, ou seja, não desmate e muito menos coloque fogo, pois você poderá responder judicialmente por crime ambiental. Usar menos veneno em sua lavoura ou horta.

#3 – Animais

O cidadão nunca deverá adquirir animal silvestre e muito menos criá-lo me sua residência. Assim como, não se deve maltratar animais silvestres e muito menos domésticos.

#4 – Lixo

Atitude simples de separar o lixo em casa e no trabalho, bem como, colocá-lo na rua somente no dia da coleta seletiva de seu bairro com certeza contribui para com a preservação do meio ambiente. Como também, não se deve jogar lixo no chão, sempre carregue-o até a lixeira mais próxima e ensine às crianças dando exemplo correto. Sempre que possível se deve reciclar e/ou reaproveitar tudo o que puder. Aquilo que não seja possível reaproveitar, recomendamos, reduzir o consumo de modo a reduzir o desperdício. Como exemplo, evite jogar materiais não degradáveis (plásticos ou outros) no meio ambiente.

#5 – Desperdício

Evite, compare, observe e implemente a política de não desperdice que pode ser da energia elétrica, ao desligar aparelhos, verificando sobrecargas e a instalação elétrica e apague as luzes em ambientes que não estejam sendo utilizados. Igualmente, devemos manter o nosso veículo regulado e quando possível andar a pé. Assim, não devemos contribuir com a poluição sonora e/ou visual. Não jogar óleos lubrificantes na rede de esgoto, devemos pensar no descarte adequado.

#6 – Legados

Ao ensinar às crianças o amor e respeito pela natureza e nosso planeta, assim como ao cuidar da sua higiene e da sua saúde, você cidadão está contribuindo sobremaneira e deixando legados positivos que irão contribuir para a preservação do meio ambiente.

#7 – Ame o planeta

Ao respirar, ao caminhar, ao correr, ao beber água, ame o planeta e lembre-se, o planeta poderá ser melhor com você se você for melhor com ele. Em síntese: Ame o planeta!

Siga nossas Redes Sociais

CBMCE - Bombeirinho