CBMCE/CEPI divulga balanço de Prevenção na Operação Cerco Fechado da SSPDS

AssCom/CBMCE

Vistoria CBMCE/CEPI

CBMCE/CEPI divulga balanço de Prevenção na Operação Cerco Fechado

CBMCE/CEPI divulga balanço de Prevenção na Operação Cerco Fechado da SSPDS. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) divulga balanço. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realizou a operação cerco fechado e coube ao CBMCE/CEPI realizar prevenção por meio de vistorias.

Desde modo, o CBMCE/CEPI seguiu as diretrizes da SSPDS para fortalecer as ações de segurança contra incêndio e cumprimento ao decreto estadual de combate à COVID. Igualmente, no período de três dias, se verificou as condições sanitárias das edificações. Em síntese, foram mais de 430 fiscalizações de ações intensas. Nesse ínterim, foram verificadas várias irregularidades como uso de gás de cozinha, em situação irregular. Equipamentos extintores obstruídos e mal sinalizados. A ausência desses equipamentos nas edificações, dessa forma, todas as irregularidades foram notificadas pela corporação.

CBMCE/CEPI divulga balanço

CBMCE/CEPI divulga balanço de Prevenção. De acordo com o balanço contabilizado pela SSPDS no que se refere às atuações da PMCE e da PCCE, foram 188 prisões/apreensões em flagrante. Em paralelo a isso, outros 162 mandados de prisão foram cumpridos. Pelo Corpo de Bombeiros, foram realizadas 430 vistorias durante os três dias. “Destaco aqui essas 350 prisões realizadas nesse trabalho integrado da Polícia Civil, da Polícia Militar e que contou com uma série de órgãos municipais, que já atuam integrados com a secretaria. As ações contaram também com apoio da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, do Ministério da Justiça. Foi um trabalho de intensificação das investigações e do policiamento preventivo”, declarou Sandro Caron, secretário da SSPDS.

Participaram da Operação todos os quarteis do Corpo de Bombeiros do Ceará.

O Cepi

A princípio, o Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) é o órgão de execução programática responsável pelo controle da observância dos requisitos técnicos contra incêndios e de projetos de edificações. Desde 19 de fevereiro de 2019, a antiga Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT) passou a se chamar Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI), por força do Decreto Estadual nº 32.978.

Em síntese, em 2020, entre vistorias e análises de projetos, foram realizados 102.269 processos no CEPI/CBMCE, representando uma área aproximada de 56,5 milhões de metros quadrados. Igualmente, desse total, 18.191 processos foram atendidos de forma remota. No ano de 2019, foram feitos 72.570 atendimentos no CEPI/CBMCE, representando uma área aproximada de 32 milhões de metros quadrados.