Guarda-vidas dos Bombeiros resgatam velejador à deriva em moto aquática, na Praia do Caça e Pesca, em Fortaleza

25 de janeiro de 2021 - 11:22 # # # # # #

Velejador é resgatado na Praia do Caça e Pesca por Guarda-vidas em moto aquática

Um velejador foi socorrido pelos Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros do Ceará na Praia do Caça e Pesca, em Fortaleza. No fim da manhã deste domingo (24), por volta das 11h30, ao ficar à deriva próximo a praia. O velejador de 47 anos, se desprendeu do kite (pipa) depois que o equipamento apresentou defeito. Na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10).

Segundo o Soldado Dieggo Melo das Neves “o velejador estava velejando em direção à Praia do Futuro, mas precisou parar no meio do caminho, próximo ao posto Caça e Pesca”, comentou o Guarda-vidas (GV) do Corpo de Bombeiros do Ceará.

Os Guarda-vidas dos Postos de Guarda-Vidas (PGVs) 10 e 11 se mobilizaram para o resgate, que foi muito tranquilo, apesar do vento e estado do mar naquele momento. O velejador foi resgatado  em uma moto-aquática e conduzido para a faixa de areia. Ele está bem e não teve ferimentos, ainda conforme os bombeiros.

Um vídeo gravado pelo administrador Clayton Costa, que estava na praia no momento, mostra o resgate. “A situação chamou atenção das pessoas que estavam no local, que se reuniram na areia para assistir ao salvamento”, destacou o administrador. No entanto, este costuma nadar ali e estava na praia com familiares vindos de São Paulo. “Ficaram assustados, mas viram a agilidade dos socorristas”, relata.

Segundo o Cabo Benevides, “atuaram no resgate os Guarda-vidas (GVs) Soldado Helder Araújo e Soldado Emanuel do Posto de Guarda-vidas 10 (PGV 10) e Soldado Ary, GV que efetuou o resgate na moto aquática AJ 22, o Soldado Dieggo e Soldado Eduardo Campos do Posto de Guarda-vidas 11 (PGV 11)”, informou o fiscal de praia da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo (1ªCSMar) do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS).

Leia mais: Corpo de Bombeiros recebeu novos equipamentos para prevenção e resgate nas praias, em setembro de 2020.

Segundo o Governador Camilo Santana, o investimento total do Governo do Ceará foi de R$ 2,3 milhões para aquisição dos equipamentos que serão utilizados no litoral de Fortaleza, Canoa Quebrada e Jericoacoara. “Esses equipamentos vão permitir que nossos bombeiros possam fazer o trabalho de forma mais eficiente, garantindo salvar a vida dos irmãos e irmãs cearenses”, comentou o governador Camilo Santana, durante a entrega.