Curso de Instrutor Técnicos em Emergências Médicas (TEM) visita Câmara Hiperbárica de Fortaleza

25 de janeiro de 2021 - 14:58 # # # # #

Na manhã desta segunda-feira (25) o Curso de Instrutor Técnicos em Emergências Médicas (TEM) visitou a. Clínica São Bento, localizada na Rua Paula Ney 170, no Bairro: Aldeota onde se encontra a única câmara hiperbárica de Fortaleza, na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1).

Segundo o Tenente-Coronel Holdayne do Nascimento Pereira, “o objetivo dessa visita foi conhecer aplicações práticas da oxigenoterapia e entender as aplicações fisiológicas do oxigênio em alta pressão no organismo para que se possa atuar em emergências médicas no momento do tratamento hiperbárico”, destacou o comandante do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU).

A medicina hiperbárica é a área da medicina que estuda os efeitos da variação da pressão ambiental sobre as pessoas e como esta variação pode ajudar na recuperação dos pacientes que sofrem de algumas doenças. Em concentrações elevadas, o oxigênio funciona como um medicamento e, por este motivo, precisa ter dosagem e indicações de uso bem estabelecidas. Dentre as várias doenças que podem ser tratadas pela medicina hiperbárica e, desta maneira, beneficiar os pacientes.

As doenças mais frequentes e que podem ser tratadas pela medicina hiperbárica são: Complicações de cirurgias como plásticas; ortopédicas e odontológicas; complicações tardias de radioterapia; feridas de membros inferiores com sinais de infecção ou demora de cicatrização; feridas em pacientes diabéticos, também conhecidas como “pés diabéticos”, infecções crônicas em ossos ou infecções, queimaduras e vasculites, embolia arterial gasosa e doenças descompressivas (que acontecem principalmente em mergulhadores).

A oxigenoterapia hiperbárica consiste na inalação de oxigênio “puro” – sob pressão ambiental aumentada. Esta pressão pode corresponder a até 15 metros de profundidade no mar.

A visita foi acompanhada pela médica doutora Vânia Lucia Cabral Rebouças, diretora da Clínica São Bento.

Para o Subtenente Djacy Pereira, “é importante para os militares do BSU terem esse conhecimento para saberem para onde levar nossos mergulhadores, ou qualquer outro, para o lugar certo para que seja atendido o mais breve possível com os cuidados adequados”. destacou um dos alunos do Curso Técnico em Emergências Medicas para Instrutores TEM – I.

Leia mais: Bombeiros de Minas Gerais ministram Curso Técnico em Emergências Médicas no BSU

Vidas alheias e riquezas salvar!