Militares do BSU dão dicas sobre técnicas de desengasgo em crianças.

5 de novembro de 2020 - 11:58 # #

Na manhã da última quarta-feira(04), o Subtenente Lemos, militar lotado no BSU(Batalhão de Socorro e Urgência) concedeu uma entrevista explicando técnicas de desengasgo.

 

 

 

o Milittar ressaltou a importância da técnica pois o mesmo afirmou que o engasgo  ocupa o terceiro lugar no ranking de mortes de crianças no Brasil e a primeira com crianças até um ano de idade.

No Brasil, mais de 700 crianças morrem vítimas de sufocações ou engasgamento, no que dispõe um levantamento realizado em 11 de novembro de 2014, bem como, registros da OMS de 2016 em que já são mais de 800 os casos de óbito por engasgo.

A Lei 13.722/18, conhecida como Lei Lucas, que foi sancionada no dia 04/10/2018, a qual obriga as escolas, públicas e privadas, de educação infantil e básica, a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros, principalmente em casos de engasgo, ao capacitarem professores e funcionários, de modo que tal obrigação também se estende aos estabelecimentos de recreação infantil.

Diante do exposto, ressalta-se as manobras de tapotagem aplicadas ou popularmente conhecidas como, “manobra sanduíche” com contagem, ao serem realizadas em bebê de 29 dias de nascido a 01 ano de idade ou as manobras de compressão abdominal para criança acima de 01 ano até 08 anos ou início da puberdade e finalmente as manobras para adulto acima de 8 anos com paridade entre essas duas últimas nas execuções, por não haver contagem.