BBS recebe equipe do projeto de Saúde Ocupacional do BSU/CBMCE

15 de outubro de 2020 - 08:23 # # # #

Projeto Saúde Ocupacional e Medicina Preventiva do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) compareceu novamente à 1ª Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS).

A equipe composta pelo Major Campos, Tenente Mendes, Soldado Loretha e pela nutricionista Dra. Caroline Mota, teve como objetivo atender a equipe de mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). Na Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4).

A atividade de mergulho de resgate é considera uma das atividades mais perigosas do mundo, que exigem do bombeiro militar, além de preparo físico, uma inteligência espacial e emocional aguçada e apta para enfrentar baixas temperaturas, baixa visibilidade, ambientes insalubres e altas pressões atmosféricas.

Para manter todas essas qualidades e forma física, é necessário que a saúde dos bombeiros esteja em constante avaliação e monitoramento. Por meio do formato já conhecido a equipe de saúde ocupacional e preventiva.

avaliou 22 mergulhadores, rastreando alterações de pressão arterial e glicemia, além avaliação de medidas antropométricas e educação nutricional.

Todos os dados e alterações foram registrados e exames complementares foram solicitados, propiciando condições de acompanhamento e monitoramento da saúde de nossa tropa especializada.

O Projeto Saúde Ocupacional e Medicina Preventiva é uma iniciativa do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e foi idealizado e implementado pelo Major QOBM Campos, atualmente Comandante Adjunto do BSU.

Nosso lema é Vidas alheias e riquezas salvar!