CBMCE/BSU intensifica Projeto de Saúde Ocupacional para Bombeiro Militar na 5ªCia/1ºBBM

24 de agosto de 2020 - 16:17 # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU), na manhã desta segunda-feira, 24 de agosto, intensifica o projeto de Saúde Ocupacional, desta vez, na 5ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiro Militar (5ªCia/1ºBBM – Quartel do Conjunto Ceará), onde 21 bombeiros militares foram examinados no intuito de rastrear doenças crônicas de atenção básica com direcionamento para síndrome metabólica, diabetes mellitus e hipertensão arterial, o restante da tropa da unidade será examina na próxima quarta-feira, 26 de agosto, na Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2).

Para o Tenente-Coronel Bonifácio, “a iniciativa visa chamar a atenção da tropa Bombeiro Militar para o risco de doenças crônicas de atenção básica com direcionamento para síndrome metabólica, diabetes mellitus e hipertensão arterial”, destacou o Comandante do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU).

Na oportunidade foi realizada uma explanação com recursos áudio visual, informando conceitos, principais sinais e sintomas e possíveis complicações clínicas.

Após o momento teórico foram colhidos os parâmetros para avaliação clínica:
– Medição da pressão arterial
– Medição de glicemia aleatória
– Saturação de oxigênio em repouso
– Frequência cardíaca em repouso
– Medição da altura e peso para cálculo do IMC
– Medição da circunferência abdominal

Segundo o Major Campos, “os militares identificados com alterações nos parâmetros clínicos foram encaminhados para consulta médica detalhada para confecção do prontuário eletrônico, solicitação de exames laboratoriais, prescrição de medicamentos e marcação de consulta de retorno para prosseguimento do acompanhamento”, informou o médico, oficial bombeiro militar que Coordenada o Projeto de Saúde Ocupacional do CBMCE.

Ao todo cinco bombeiros militares foram identificados com alterações importantes na glicemia ou pressão arterial, sendo que três deles não tinham consciência da sua situação e já iniciaram investigação para tratamento clínico.

A equipe do projeto de Saúde Ocupacional do CBMCE/BSU foi composta pelo Major Campos, Tenente Mendes e Soldado Loretha que compareceu à 5ª Cia/1º BBM –  Quartel do Conjunto Ceará.

Vidas alheias e riquezas salvar!