CBMCE/BSU implementa Projeto de Saúde Ocupacional para Bombeiros Militares

5 de agosto de 2020 - 21:08 # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU), na manhã desta quarta-feira, 05 de agosto, implementa o projeto de Saúde Ocupacional. Na Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9).

Para o Tenente-Coronel Bonifácio, “a iniciativa visa chamar a atenção da tropa Bombeiro Militar para o risco de doenças crônicas de atenção básica com direcionamento para síndrome metabólica, diabetes mellitus e hipertensão arterial”, destacou o Comandante do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU).

Na oportunidade foi realizada uma explanação com recursos áudio visual, informando conceitos, principais sinais e sintomas e possíveis complicações clínicas.

24 voluntários do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) foram os primeiros participantes.

Após o momento teórico foram colhidos os parâmetros para avaliação clínica:
– Medição da pressão arterial
– Medição de glicemia aleatória
– Saturação de oxigênio em repouso
– Frequência cardíaca em repouso
– Medição da altura e peso para cálculo do IMC
– Medição da circunferência abdominal

Segundo o Major Campos, “os militares identificados com alterações nos parâmetros clínicos foram encaminhados para consulta médica detalhada para confecção do prontuário eletrônico, solicitação de exames laboratoriais, prescrição de medicamentos e marcação de consulta de retorno para prosseguimento do acompanhamento”, informou o médico, Coordenador do Projeto Saúde Ocupacional.

Resultado preliminar do primeiro dia do projeto ocupacional:
– 24 Bombeiros militares avaliados.
– 2 bombeiros apresentaram glicemia aleatória superior a 400mg/dl e já iniciaram acompanhamento médico.
– 1 bombeiro apresentou pressão arterial superior a 150 X 100 e já iniciou acompanhamento.
– 5 bombeiros apresentam circunferência abdominal superior a 102 cm o que representa um parâmetro importante de síndrome metabólica.