BSU segue a tendência digital por meio do uso de ferramenta da plataforma Google

24 de julho de 2020 - 16:47 # # # #

Segundo o tenente-coronel Francisco José Bonifácio Ferreira, “o Capitão Bombeiro Militar Rogério Dias é um jovem oficial extremamente zeloso e cuidadoso de suas atribuições e bastante responsável por tudo que diz respeito as atividades de administração e a operacionalidade do do Batalhão de Socorros de Urgência (BSU). Em face disto, preocupado com o nível de controle das ações na passagem de comando bem como dos materiais equipamentos e insumos e também com a manutenção de materiais e viaturas, criou um sistema de gerenciamento e controle da passagem de serviço para oficiais do BSU”, destacou o comandante do BSU.

Vivemos o momento em que o conhecimento cresce de forma exponencial e, cada vez mais, somos impulsionados a imergir no mundo digital.  Esse ano de 2020, em especial, ao passarmos pelo impacto da pandemia do novo coronavírus, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) teve o desafio de dar continuidade ao serviço essencial que já fornecia a sociedade. Buscando adequações perante uma doença altamente contagiosa, as reuniões estratégicas passaram a ser virtuais, documentos foram despachados com assinatura digital, consultas aos Bombeiros foram realizadas por telemedicina e até a tradicional semana da prevenção inaugurou um ciclo de lives para a comunidade geral por meio da criação de um canal no Youtube que jé dispõe de 11,6 mil inscritos, sendo o maior canal de Corpos de Bombeiros do Brasil.

Seguindo essa tendência, de aceleração de soluções tecnológicas, o Batalhão de Socorro de Urgência (BSU), na pessoa do CAP QOBM Rogério Dias, decidiu virtualizar o processo de conferência, controle de material e alterações de viaturas por meio de uma ferramenta da plataforma Google, criou-se um simples formulário digital para fazer esse acompanhamento do serviço. Após a passagem de serviço, o chefe de guarnição recebe um link, via what’s App, onde este acessa o formulário para preencher o checklist.

A guarnição vai conferir todo o material presente nas Resgates (viatura tipo ambulância), bem como informar o estado de conservação, a falta, excesso ou consumo dos mesmos. Logo que finalizar o preenchimento, o formulário é automaticamente enviado para o e-mail do BSU. Além de diminuir o uso de papel, a seção de almoxarifado e viaturas do Batalhão tem acesso on line as alterações constatadas por cada guarnição de serviço, já que todos os dados da conferência ficam guardados na nuvem. Dessa forma, agilizamos a monitoração e controle do material, bem como mantemos a cultura diária da conferência de material e providências cabíveis.

Acredito que num futuro bem próximo, com a brilhante expertise da nossa ATI – Assessoria de Tecnologia da Informação, os dados da conferência e controle de materiais, poderão ser atrelados ao registro diário em um livro digital, onde os militares responsáveis pelo repasse das informações utilizarão assinaturas eletrônicas.

CAP QOBM Rogério Dias- Batalhão de Socorro de Urgência (BSU).