Corpo de Bombeiros presta Homenagem ao Dia do Socorrista

11 de julho de 2020 - 13:55 # # # # #

Hoje dia 11 de julho se comemora o Dia do Socorrista, seja ele socorrista do SAMU, das Ambulâncias das prefeituras ou das unidades de resgate do Corpo de Bombeiros, lá estão eles, sempre cumprindo a sua honrada missão, Salvando Vidas.  

Além de socorristas também são especialistas em ocorrência com estrutura colapsada, foi o caso do Edifício Andrea

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU), que é uma evolução do Grupo de Socorro de Urgência (GSU) é referência no atendimento pré-hospitalar, atendendo a ocorrências como traumas por queda, acidentes de trânsito, mal súbito, queimaduras, intoxicações, afogamentos, etc. Atualmente, a unidade conta com 62 bombeiros militares e 11 viaturas.

Além de socorristas também são especialistas em ocorrência de trânsito com vítima presa em ferragem

Áudio do Comandante-Geral do CBMCE, o Coronel Luís Eduardo Soares de Holanda

Área que exige alto conhecimento técnico e constante capacitação, no último ano cerca de 450 bombeiros militares receberam treinamentos acerca do novo protocolo de RCP (ressuscitação cárdio pulmonar) e a utilização dos aparelhos DEA (desfibrilador externo automático), de forma que todas as unidades do CBMCE e ambulâncias dispõem deste equipamento e de pessoal treinado. Ainda falando de equipamentos, foram entregues nesta semana 80 capacetes específicos para o serviço de socorro de urgência para todos os integrantes do BSU.

Aparelho DEA (desfibrilador externo automático)

Para fazer parte do BSU o Bombeiro Militar precisa concluir um Curso de Especialização em Atendimento Pré-Hospitalar (CESE-APH), os que já dispõem do curso, anualmente realizam uma versão mais básica do curso de especialização supracitado, o CMAPH (Curso de Manutenção em Atendimento Pré-Hospitalar), além da capacitação de integrantes da Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro e forças estaduais de segurança.

O diferencial do serviço realizado pelos bombeiros militares se dá no atendimento de vítimas de acidente de trânsito: além de realizar o atendimento pré-hospitalar, é feito, antes de tudo, a devida imobilização, remoção das ferragens da vítima através de equipamentos desencarceradores, e posterior transporte para unidade hospitalar.

Além disso, o Ceará faz parte do Conselho Nacional de Atendimento Pré-Hospitalar, por meio do Ten Cel Albert Arruda, onde bombeiros de todo o Brasil debatem acerca de protocolos sobre o tema visando uma padronização e intercâmbio de ações exitosas para implantação nas unidades da federação.

Seja em uma rodovia!

Seja em uma praia!

Seja em apoio ao combate a incêndio ou busca e salvamento!

Seja em apoio a Marinha do Brasil

Ou com apoio da Ciopaer, fiquem tranquilos, vamos cumprir a nossa missão!

Segundo o  tenente coronel Francisco José Bonifácio Ferreira. “O Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) que atua a 31 anos no Estado do Ceará, estará presente e firme em seu propósito de cumprir a nossa missão: Vidas alheias e riquezas salvar!”. Destacou o comandante do BSU.

Aos socorristas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), o nosso reconhecimento pela dedicação e profissionalismo, que fazem o CBMCE ser referência nacional em Atendimento Pré-Hospital (APH). Parabéns pelo seu dia, socorrista!

11 de Julho – Dia do Socorrista!

Leia mais

HISTÓRIA DO APH NO MUNDO E NO BRASIL:

1. Era antiga, teve início no Egito, Grécia e Roma, com procedimentos realizados pelos israelitas até a época de Napoleão.

2. Período Larrey, ficou conhecido como “ambulâncias voadoras” por atender de forma rápida os soldados feridos na guerra e que vai de 1.700 até 1.950.

3. Era Farrington, de 1.950 até 1.970, esse é considerado o pai do serviço de emergência médica nos Estados Unidos.

4. Era Moderna de 1.970 até a atualidade, que começou com o relatório da Dunlap and Associates onde teve início o que se conhece até hoje no EUA como sendo o Técnico em Emergência Médica. Durante esse período foi criada a “Escala de Coma de Glasgow”.

5. Em 1.978 surge o ATLS por necessidade, após a queda de uma aeronave de pequeno porte na cidade de Nebraska, daí surge o mnemônico “ABC” da vida.

6. Década de 80 ou especificamente em 1.983 surge o comitê PHTLS com o treinamento do exército americano em 1.986.

7. Em 1.985 uma equipe de médicos americanos do programa Partness of América visitam a cidade de Fortaleza.

8. Em 1.989, no mês de maio, é formada a primeira turma de socorristas do CBMCE pelos americanos, sendo a segunda capital do Brasil a dispor de um serviço de emergência pré-hospitalar, com garantia na Constituição do Estado, em seu artigo 190, inciso III, por ser essa a atribuição do Corpo de Bombeiros Militar.

De fato e de direito, podemos dizer que somos socorristas de verdade

Contribuição pesquisada e elaborada pelo subtenente Lemos do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU).