Oficial do CBMCE inova e desenvolve sistema para limpeza de viatura

2 de junho de 2020 - 11:02 # # # # #

Oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), tenente Aurélio Almeida, inova ao desenvolver um sistema para limpeza de viatura a partir do balão de ar da viatura auto bom tanque (ABT) ou do cilindro do equipamento de proteção respiratória autônoma (EPRA). Na Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9).

Segundo o tenente Aurélio Almeida, atualmente lotado na 4ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiro Militar (4ªCia/1ºBBM), “a ideia é utilizar este sistema não somente durante a pandemia, pela praticidade, mas também ser usado após uma ocorrencia no próprio local, dessa forma, não levando contaminação para os quarteis e contribuindo para a assepsia mais rápida da viatura e por conseguinte, preservando o bombeiro militar”. Destacou o oficial.

O sistema de limpeza da viatura é composto por uma mangueira em espiral, uma pistola de gravidade com recipiente, uma conexão de engate rápido e um regulador de pressão. Na viatura tipo ABT se utiliza o balao de ar e, nas demais viaturas, por exemplo uma ambulancia, por meio do cilindro de EPRA de forma autônoma.