CBMCE alerta a população da Região Norte do Estado sobre cuidados em rios e açudes

1 de maio de 2020 - 08:23 # # # # #

Açude Ayres de Sousa (Jaibaras)

O Estado do Ceará recebeu uma grande quantidade de chuvas durante este ano de 2020. Muitos rios estão com o volume bastante elevado e vários açudes transbordaram, como é o caso do açude Paulo Sarasate, conhecido popularmente como Araras. Isto não ocorria desde 2011, Este que é o quarto maior açude do nosso Estado. Motivo de festa para a população de toda a Zona Norte do Ceará. Em contrapartida, o número de casos de afogamentos em toda a Região aumentou.

Rio Acaraú em Sobral

Diante o exposto, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, por meio da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (1ªCia/3ºBBM – Quartel de Sobral), na Área Integrada de Segurança 14 (AIS – 14) realiza em parceria com as mídias sociais e meios de comunicação, uma campanha de alerta à população a fim de prevenir esse tipo de ocorrência, repassado as seguintes orientações:

– Não se  desloque até o sangradouro dos açudes que transbordaram, evitando aglomerações, em virtude da pandemia de Coronavírus (COVID 19);

– Muito cuidado ao tomar banhos nos açudes, pois como houve um aumento considerável no volume, perde-se a noção de profundidade;

– Evitar trilhas e cachoeiras durante grandes chuvas, pois o seu volume pode aumentar de forma abrupta;

– Nunca pule das pontes para os rios, pois esta prática coloca a sua vida em risco;

– Nunca entre ou atravesse os rios que estejam com o nível elevado e correnteza muito forte. Evitar também o tráfego em passagens molhadas cobertas pela água;

– Nunca entre em açudes ou rios após ingerir bebida alcóolica.

Passagem molhada sobre o Rio Acaraú em Morrinhos – CE

Deve- se ter ainda bastante cuidado com as Fake news divulgadas nas redes sociais. Elas possuem o único intuito de espalhar o pânico. Busque sempre os canais de comunicação oficiais dos órgãos competentes.