Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros realizam prevenção em Jericoacoara

31 de março de 2020 - 16:34 # # # # #

Em Jericoacoara

Como é de conhecimento de todos, o Parque Nacional de Jericoacoara está fechado por meio de um Decreto Federal por conta do Coronavírus (COVID19). Apesar do fechamento do Parque, a guarnição de Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) que é formada por duas duplas, permanecem em seu serviço de modo normal, realizando proteção a vida para garantir a prevenção de afogamento e conscientização contra aglomeração de pessoas por conta do pandemia.

Preparo e instrução

“Nossa guarnição não fica parada, ou seja, estão tendo diariamente Instrução de salvamento aquático para os novos bombeiros, bem como técnicas de aproximação, abordagem e resgate de vítima consciente e atendimento hospitalar de modo a estarem sempre prontos em caso de emprego”. Destacou o Subtenente Alarcon, Supervisor do Posto Base de Jericoacoara esta semana.

Posto Base de Jericoacoara

Segundo o Tenente-coronel Anderson Viana, “o Posto Base de Jericoacoara foi implementado em 29 de junho de 2019, estando vinculado ao Comando de Bombeiros do Interior (CBI)”. Informou o Comandante do CBI.

O Posto Base de Jericoacoara dispõe de dois postos de guarda-vidas em Jericoacoara. Os pontos, um localizado na praia principal e outro na praia da Malhada, contam com um efetivo diário de oito bombeiros militares, entre guarda-vidas e resgatistas, equipados com uma ambulância, dois trollers, uma moto aquática, um bote motorizado e dois quadriciclos, além de pranchões e flutuadores que se revezam semanalmente e sendo coordenados por um supervisor graduado com formação e experiência em Guarda-vidas.

A expectativa é garantir um incremento na segurança aquática da praia mais movimentada do estado, que, só nas últimas férias de julho, recebeu 120 mil turistas e foi recentemente promovida à categoria A no Mapa do Turismo nacional, pelo crescimento do fluxo de turistas e do número de meios de hospedagem e empregos.

Bandeira Azul

A construção dos novos postos é fruto de uma parceria do Corpo de Bombeiros com a Secretaria Estadual de Turismo, com a Secretaria Estadual de Saúde, com a Prefeitura Municipal de Jericoacoara e com o empresariado local.

A longo prazo, espera-se reunir em Jericoacoara as condições exigidas pelo Bandeira Azul, que é um programa internacional de certificação ambiental para praias, marinas e embarcações, que atesta a conformidade do ambiente com os princípios do turismo sustentável. O programa tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a necessidade de se proteger ambientes costeiros e fluviais além de promover o desenvolvimento sustentável do turismo em áreas marinhas e de água doce.

Atualmente, apenas oito praias no país contam com a certificação

.