Bombeiros Militares são vacinados contra Gripe influenza no Quartel Central, em Fortaleza

24 de março de 2020 - 14:32 # # # # #

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) iniciou na manhã desta terça-feira, 24 de março, uma Campanha de Vacinação contra a Gripe influenza (H1N1) no Quartel Central. As vacinas serão aplicadas por enfermeiros do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU), Soldado Loretha e Soldado Marcksson, a todo o efetivo da Capital e Região Metropolitana de Fortaleza, onde a meta é vacinar cerca de 1.000 (Mil) Bombeiros Militares até sexta-feira, 27 de março.

Segundo o Tenente-Coronel Bonifácio, “as vacinas foram disponibilizadas a Corporação pela Secretaria da Saúde do Estado (SESA)”. Ressaltou o Comandante do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU).

O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece em 9 de maio (sábado). Nessa data, os 41 mil postos de saúde ficarão abertos para atender a todos os grupos prioritários. Neste ano, a campanha foi antecipada de abril para março para reforçar a proteção aos públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe.

Novo coronavírus

A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus. No entanto, em virtude da pandemia de coronavírus, poderá auxiliar profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para o covid-19, já que os sintomas são parecidos.

Segundo o Ministério da Saúde, casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados pelo mundo em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público, além de profissionais da área da saúde e forças de segurança.