1ªCia/2ºBBM atende ocorrência de incêndio em residência no Jereissati, em Maracanaú

2 de março de 2020 - 16:36 # # # #

Hoje (01/03), a guarnição de combate a incêndio atendeu uma ocorrência de incêndio em residência unifamiliar no bairro Jereissati I, em Maracanaú. Ao receber o acionamento da CIOPS, a guarnição se deslocou com ABT 34 até local do incêndio. Após instalar o Posto de Comando, o Comandante da Guarnição, 1º Ten Rocha, realizou a avaliação da situação e adotou os procedimentos operacionais requeridos para tais circunstâncias.

Definidas as zonas de segurança e as estratégias a serem empregadas, os bombeiros-militares adentraram o local sinistrado. “Ao chegarmos no local não tinha mais fogo, só bastante fumaça, e ao adentramos na residência nos deparamos com a vítima caída por cima da pia da cozinha e com dificuldade de respirar”, relatou o Comandante da Guarnição.

Como a vítima não falava, possivelmente devido a inalação de fumaça, ela foi retirada da casa e recebeu o atendimento pré-hospitalar pela própria equipe de combate a incêndio. “Em certos casos, o comandante da guarnição aciona solicita apoio especializado à CIOPS, como ocorreu neste caso”, informou o TC QOBM Luiz Claudio Araújo Coelho, Comandante da 1ª CIA/2º BBM.

Em seguida, a viatura Resgate 32 chegou para apoiar os bombeiros-militares já mobilizados para a ocorrência e conduziu a vítima para a UPA da Pajuçara Maracanaú. A residência tinha um único vão, com aproximadamente três metros de largura.

Ocorreu a destruição de uma cama  de casal Box, várias peças de roupas incendiadas. Ainda teve danos em uma sapateira, na pintura das paredes e na fiação elétrica. Graças a ação efetiva da guarnição, a vítima foi retirada do local com vida pois a fumaça é uma agente letal em ocorrências de incêndio.