Corpo de Bombeiros forma 20 brigadistas no Bairro Vila Manoel Sátiro, em Fortaleza

21 de fevereiro de 2020 - 10:21 # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) promoveu nesta quinta-feira, dia 20 de Fevereiro, a conclusão  do Curso Jovem Brigadista de Valor (JBV) no Bairro Vila Manoel Sátiro. A iniciativa aconteceu no Colégio Renascer, local onde se realiza o referido curso. Na Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9).

Foram formados cerca de 20 alunos com idade de 14 aos 17 anos. Os brigadistas participam de um curso anual de 264 horas/aula, em dois encontros semanais, cujo conteúdo programático prevê noções de atendimento pré-hospitalar, noções de salvamento, noções de combate a incêndio, ordem unida, noções de defesa civil, ética e cidadania, além de atividades sociais educativas e temas transversais, como educação no trânsito, prevenção e combate ao uso de drogas, higiene pessoal e saúde.

O corpo docente conta com 4 militares, são eles:  instrutores: SD BM Raul, SD BM Leoniza e SD BM Gilseppe e um coordenador, 1° Ten Gerdean. Segundo o coordenador, “estes jovens são orientados e treinados a prestar primeiros atendimentos às vítimas de acidentes domésticos, prevenção e combate a incêndio e como preveni-los”. Vale ressaltar que, todo o curso é gratuito e que qualquer jovem dentro da faixa etária pode participar do curso.

“A missão do JBV é contribuir na formação das crianças e adolescentes utilizando como referência valores de civismo e cidadania, como ética, respeito à pluralidade cultural, valorização e preservação do meio ambiente, compromisso com as ações básicas de saúde, e inserção do aluno no mundo globalizado dotado de consciência crítica transformadora”. Ressaltou o tenente-coronel Barreto, comandante do CTDH.

JBV – Histórico

O JBV iniciou sua atividade em 2002, no comando do coronel Duarte Frota. O primeiro núcleo foi implantado no quartel do José Walter, sob a coordenação do tenente-coronel Hélcio, sendo denominado de Jovem Bombeiro Voluntário. Na reformulação do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) passou a ser denominado de Jovem Brigadista de Valor. Atualmente atendemos 1.749 brigadistas em 70 núcleos, sendo 28 em Fortaleza, 13 na região metropolitana de Fortaleza e 29 no interior do Estado do Ceará.

Os brigadistas participam de um curso anual de 264 horas/aula, em dois encontros semanais, cujo conteúdo programático prevê noções de atendimento pré-hospitalar, noções de salvamento, noções de combate a incêndio, ordem unida, noções de defesa civil, ética e cidadania, além de atividades sócias educativas e temas transversais, como educação no transito, prevenção e combate ao uso de drogas, higiene pessoal e saúde.