Salvar vidas requer habilidades e competências específicas

19 de fevereiro de 2020 - 12:07 # # #

Para salvar vidas, além de equipamentos e recursos, deve-se dominar conhecimentos específicos para o desempenho desse tipo de atividade.

Diariamente, as guarnições de combate a incêndio, de salvamento e de atendimento pré-hospitalar e realizam treinamentos na nossa unidade.

O tripé de competências e habilidades a serem desenvolvidos diariamente pelo bombeiro-militar compreende o conhecimento técnico-operacional, a capacidade física do militar e sua condição psicológica no momento do atendimento.

“Sem a conjunção deste três fatores, dificilmente o bombeiro-militar será bem sucesso em suas ações operacionais”, frisou o TC QOBM Luiz Claudio Araújo Coelho, Comandante da 1ª CIA/2º BBM, e também professor de vários curso da Corporação promovidos pela Academia Estadual de Segurança Pública.

Esse conjunto de elementos formativos desempenha um papel crucial para qualquer operação, seja de combate aos incêndios, seja a busca de pessoas perdidas na serra, seja o corte de uma árvore em risco, seja o atendimento de um incêndio em uma colisão de veículos.

A formação do bombeiro-militar contempla essas competências e habilidades proporcionando ao profissional o conhecimento e as práticas necessárias para desempenhar nossa missão constitucional para ecoar nosso lema com vibração, orgulho e destemor: ” Vidas Alheias e Riquezas Salvar”.