Bombeiros de Maracanaú liberam via interditada por derramamento de óleo diesel

9 de fevereiro de 2020 - 09:25 # # # # #

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiro Militar (1ªCia/2ºBBM), quartel de Maracanaú, na manhã desta sexta-feira, 07 de fevereiro, através da guarnição de combate a incêndio atendeu uma ocorrência de derramamento de óleo diesel na pista nas proximidades da empresa Lunelli, no Distrito Industrial, em Maracanaú. Na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12).

Por dificultar o trânsito normal dos veículos, a guarnição teve que realizar improvisações aproveitando os meios disponíveis no local para dissipar a grande mancha de óleo existente sobre o asfalto. Após instalar o Posto de Comando, o comandante do incidente fez a avaliação do local, estabelecendo os perímetros de segurança para organizar o teatro operacional.

A viatura ABT 34 na via foi posicionada a um ângulo de 45º, para proteção dos bombeiros-militares que estavam trabalhando para liberação do trânsito. A estratégia inicial adotada foi realizar a lavagem da pista com o suprimento de água da viatura. Contudo, optou-se por utilizar areia seca do local para absorver o óleo derramado.

“Em situações como esta, a guarnição deve agir com rapidez para liberar o trânsito, sem perder o controle da segurança”, informou o TC QOBM Luiz Claudio Araújo Coelho, Comandante da 1ª CIA/2º BBM.

Definida a estratégia, a guarnição de socorro realizou os procedimentos operacionais e em pouco tempo finalizou a ocorrência, liberando a circulação de veículos no local. É recomendável que os motoristas evitem transitar em vias com óleo derramado porque aumentam os riscos de acidentes.