CBMCE forma 1ª turma de 2020 – Guardiões da Vida, em Fortaleza

8 de fevereiro de 2020 - 14:20 # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizou nesta sexta-feira, 08 de fevereiro de 2020, no auditório do Quartel da 2ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiro Militar (2ªCia/1ºBBM), no Mucuripe, a segunda capacitação para multiplicadores Guardiões da Vida de profissionais da segurança pública.

A capacitação foi facilitada pelo Tenente-Coronel Edir Paixão e o Cabo Frederico e contou com a presença e participação do Tenente-Coronel Valdyano, Comandante da 2ªCia/1ºBBM, junto a 20 bombeiros militares. Major Edir, na oportunidade, repassou informações atualizadas acerca da prevenção de suicídios no ambiente de trabalho de acordo com a Associação Internacional para Prevenção de Suicídios IASP, em consonância com os conhecimentos adquiridos durante o trigésimo congresso internacional realizado na cidade de Derry na Irlanda do Norte em setembro de 2019.

Durante a manhã, foram passados para a tropa os conceitos e reflexões acerca da promoção de saúde mental, valorização do profissional de segurança pública, do autocuidado e da identificação de sinais verbais e comportamentais que possam estar associados com o adoecimento mental e crises.

Também foi orientada a forma de como encaminhar pessoas aos serviços de saúde mental. No centro de atenção da formação,  foi destaque a crise suicida que pode acometer qualquer pessoa da sociedade, independentemente de gênero, de crença, de cultura, entre outras características. Ainda, o efeito Papageno que retrata a imitação benéfica do gesto de superação em momentos de crise, foi enfatizado como uma das ferramentas teóricas de prevenção.

Ainda no treinamento, foram repassadas  estratégias de prevenção e de manejo da crise suicida. Entre as estratégias apresentadas durante a capacitação, foram elencadas a escuta ativa (EA), a comunicação não violenta (CNV), utilização de compaixão, empatia e principalmente, a desenvolvimento de esperança e de fortalecimento das conexões sociais.

O final do treinamento se deu com ênfase na necessidade de manutenção do equilíbrio familiar, educação financeira, fortalecimento do capital social e educação digital para promoção de saúde. O objetivo da equipe de instrutores é realizar o treinamento guardiões da vida em todas as unidades do CBMCE, neste ano de 2020. OS comandantes de unidades poderão procurar o Tenente-Coronel Edir ou o Cabo Frederico para agendar a formação de seu efetivo bombeiro militar. Em caso de urgência ligue 193. Em crises emocionais é possível ligar para o Centro de Valorização da Vida, 188 ou acessar o sítio eletrônico www.cvv.org.br

A estratégia guardiões da vida está sendo utilizada no Estado do Ceará em várias instituições como escolas e hospitais, tendo sido articulada junto ao Programa Vidas Preservadas do Ministério Público do Estado do Ceará. Internacionalmente, conhecida como estratégias gatekeeper, a formação de guardiões da vida tem se mostrada efetiva no combate ao suicídio nas forças armadas, igrejas, escolas, entre outras instituições, uma vez que “capilariza” as intervenções benéficas em momentos de crise emocional, bem como faz com que cada indivíduo de uma instituição possa se sentir útil e responsável pela promoção da saúde mental e a manutenção da vida.

Com a disseminação da estratégia, o Comando Geral do Corpo de Bombeiros espera não somente evitar perdas irreparáveis entre suas fileiras de militares, mas suscitar o maior engajamento, solidariedade a fraternidade entre os bombeiros militares, concorrendo dessa forma para a melhor qualidade de vida no trabalho.