1ªCia/2ºBBM realiza salvamento na Serra da Pacatuba

25 de janeiro de 2020 - 17:48 # # # #

A guarnição de busca e salvamento 03 da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiro Militar (1ªCia/2ºBBM), com sede em Maracanaú, foi acionada para dar apoio a um grupo que descia a Serra da Pacatuba e teve dificuldades para completar o percurso. Na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12).

A ocorrência para o Salvamento 03 deu entrada por volta das 22h45 da sexta-feira, 24 de janeiro. A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) informou que se tratava de um grupo de bombeiros civis com jovens e crianças que estavam com problemas para descer a serra pois duas pessoas haviam se lesionado no tornozelo.

O grupo subiu a serra e permaneceu às margens do Açude Boaçu para treinamento. Eles iniciaram a descida por voltas das 17 horas.

Devido a lesão no tornozelo, as pessoas foram auxiliadas pelos demais integrantes do grupo até que a guarnição de salvamento os encontrou a cerca de 500 metros do começo da trilha.

“Os treinamentos devem ser feitos em ambientes controlados e sob condições de minimização de riscos. Em situações reais, os responsáveis pelas simulações devem elaborar planos de emergência situacionais para evitar agravamento das emergências”, esclareceu o Tenente-Coronel QOBM Luiz Claudio Araújo Coelho, Comandante da 1ª Companhia de Bombeiros/2º BBM.

As pessoas com dificuldades de mobilidade foram conduzidas pelos bombeiros-militares até o início da trilha, próximo ao Balneário das Andréas. A ocorrência foi encerrada por volta da 1:00 hora da manhã com todas as pessoas em boas condições de saúde.